ALFA ROMEO 8C 2900B LUNGO SPIDER BY TOURING FOI VENDIDO POR 19,8 MILHÕES DE DÓLARES EM PEBBLE BEACH
Há 17 anos, este mesmo Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider de 1939 conseguiu um fantástico segundo lugar no Pebble Beach Concours d’Elegance. E o fez em sua primeira aparição pública depois de ter sido submetido a uma restauração que durou mais de uma década. Pois bem, neste último final de semana, este exemplar, que é um dos 12 que ainda existem atualmente, voltou à Califórnia, mas não para participar do concurso e deslumbrar os jurados com sua bela carroceria, regressou para buscar um novo proprietário.
O leilão desse Alfa Romeo 8C 2900B Lungo Spider by Touring se antecipava como um evento histórico, pois era a primeira vez neste novo século que um destes especialíssimos automóveis da Alfa Romeo era colocado à venda publicamente. Os rumores indicavam que poderia estabelecer-se um novo recorde, teoria que era apoiada nas estimativas dadas previamente pela casa encarregada do leilão, a RM Shoteby’s, que calculou que o Alfa Romeo poderia ser vendido por até 25 milhões de dólares.
O leilão aconteceu neste último final de semana e o Alfa Romeo 8C Lungo Spider tornou-se o carro pré-guerra mais caro já leiloado, depois de mudar de mãos por um preço de 19,8 milhões de dólares, superando a marca anterior em mais de 8 milhões de dólares. Até agora, o título pertencia ao Mercedes-Benz 540K Special Roadster de 1936, que a Bonhams vendeu em 2012 (também em Pebble Beach) por 11,77 milhões de dólares. Lembrando que nesta mesma semana também foram estabelecidos outros dois recordes: o do carro americano mais caro vendido em leilão e o do carro britânico mais caro vendido em leilão.
Na época do seu lançamento, o Alfa Romeo 8C 2900B era considerado o carro mais avançado que se podia comprar, pois oferecia uma experiência fantástica de condução e uma imagem única. A história desta unidade em questão é francamente interessante. Entre 1939 e 1949, não se tem muita informação do modelo, além de que foi importado ao Brasil da Itália.
No dia 31 de julho de 1949, com o piloto Mario Tavares ao volante, o Alfa Romeo 8C 2900B obteve uma vitória em sua categoria em Interlagos. Mais tarde, o chassi do carro foi modificado e colocaram nele um motor Corvette. Em 1972, foi trasladado para a Europa novamente, onde começou um longo processo de restauração que se prolongou até a década de 1990, quando desembarcou nos Estados Unidos. Ali, fez novamente sua estreia em Pebble Beach em 1999, onde conseguiu o segundo lugar na categoria de automóveis da pré-guerra.