Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. ALFA ROMEO CELEBRA EM PISTA O 60º ANIVERSÁRIO DA AUTODELTA NA PROVA DE ABERTURA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE FÓRMULA 1 DE 2023

Notícias

ALFA ROMEO CELEBRA EM PISTA O 60º ANIVERSÁRIO DA AUTODELTA NA PROVA DE ABERTURA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE FÓRMULA 1 DE 2023

03/03/2023

Voltar
ALFA ROMEO CELEBRA EM PISTA O 60º ANIVERSÁRIO DA AUTODELTA NA PROVA DE ABERTURA DO CAMPEONATO DO MUNDO DE FÓRMULA 1 DE 2023

Fazer regressar simbolicamente a Autodelta ao coração do esporte automobilístico é, sem dúvida, a melhor homenagem que a Alfa Romeo poderia ter prestado à marca para celebrar o seu 60º aniversário. Autêntico pilar na história das corridas da marca, a Autodelta tem sido o departamento oficial de competição da Alfa Romeo, escrevendo capítulos memoráveis na história dos esportes motorizados da marca desde 1963, caracterizados por automóveis inesquecíveis, vitórias memoráveis e pilotos gloriosos.

Para a presente ocasião, a Alfa Romeo criou um logotipo comemorativo que será colocado na deslumbrante decoração do monolugar C43 da equipe de F1 da Alfa Romeo. O logotipo será mostrado já neste fim de semana, no primeiro Grande Prêmio do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 2023, que acontecerá no Bahrein.

Desenhado pelo Centro Stile Alfa Romeo, o logotipo comemorativo reinterpreta ideais históricos em uma perspectiva moderna, projetando-o no futuro da marca, que tem o objetivo de reinventar o conceito de esportividade para o século XXI.

O logotipo da Autodelta é um elemento estilístico que deve ser preservado, de modo que o seu visual e cores originais foram fielmente preservados. A nova versão comemorativa apresenta, na verdade, poucas alterações, contando com a indispensável bandeira da Itália, como expressão do seu orgulhoso caráter italiano. A adição da data de aniversário destaca a longevidade da marca. Apesar da passagem de muitos anos, este símbolo de esportividade permanece gravado na mente dos entusiastas dos esportes motorizados.

Há dois anos, o logotipo Autodelta foi novamente trazido para as luzes da ribalta pela Alfa Romeo através do projeto Giulia GTA, um automóvel que é considerado a melhor expressão da marca em termos de performance, estilo, mecânica e prazer de condução. Foi apresentado nas antigas instalações da Officine Autodelta, no Centro Sperimentale Alfa Romeo, onde o Giulia Sprint GTA, um dos automóveis de maior sucesso na história da marca, foi concebido nos anos 60. Ao desenvolver o moderno Giulia GTA, a Alfa Romeo fez uso do know-how técnico derivado da Fórmula 1, graças à colaboração com a Sauber Engineering.

Cristiano Fiorio, Manager da Alfa Romeo F1: “A primeira corrida do campeonato é sempre especial, pois todas as equipes iniciam a temporada a partir de uma folha em branco, quando a emocionante história do campeonato ainda está por escrever. Para a Alfa Romeo, trazer simbolicamente o logotipo Autodelta para a pista, através do novo C43, representa um forte tributo comemorativo a um capítulo extraordinário da presença da Alfa Romeo na competição. O nível de concentração está no seu máximo e a partir do momento em que os semáforos se ligarem em Bahrein até à última curva do último Grande Prêmio do ano, a Alfa Romeo dará tudo para alcançar os ambiciosos objetivos definidos para a temporada”.

Autodelta: O lendário departamento de competição da Alfa Romeo

Em 5 de março de 1963, Carlo Chiti e os irmãos Chizzola fundaram uma pequena empresa com sede em Feletto Umberto, perto de Udine, com o objetivo de colaborar com a Alfa Romeo na construção do Giulia TZ, um gran turismo compacto concebido pela Zagato que utilizava o motor e o resto da mecânica do Giulia, equipado com um chassi tubular exclusivo, justificando a sigla para Tubolare Zagato. Isso marcou o início de um dos mais belos capítulos do esporte automobilístico internacional, tanto que a empresa rapidamente se tornou o departamento de competição da Alfa Romeo. De fato, em 1965, foi comprada pela Alfa Romeo com o objetivo de assumir o regresso oficial às competições, após a sua retirada do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 1951, quando conquistou o seu segundo título com o ‘Alfetta’.

Por esta razão, o fabricante de automóveis decidiu criar uma organização de corridas ad hoc, fisicamente separada das instalações de produção e com suficiente discrição e rapidez na tomada de decisões, técnicas e esportivas. O Diretor Geral desta nova realidade industrial e esportiva foi o carismático engenheiro Carlo Chiti, que realocou a Autodelta em alguns armazéns anônimos em Settimo Milanese, não muito longe de Arese. Ali viriam a nascer alguns dos mais famosos automóveis de corrida da Alfa Romeo, incluindo o lendário Giulia Sprint GTA de 1965, que venceu três ‘Challenge Europeo Marche’ consecutivos, dezenas de campeonatos nacionais e centenas de corridas individuais em todo o mundo. Fato curioso: o Giulia Sprint GTA foi o primeiro automóvel de turismo a completar o traçado de Nordschleife, do circuito de Nürburgring, em menos de 10 minutos.

Em 1967, a Alfa Romeo decidiu dar o grande passo para a categoria de protótipos, o grande palco internacional do automobilismo da época, com o modelo 33/2-liter ganhando o seu primeiro troféu logo na sua estreia em Fléron, Bélgica. No ano seguinte, os protótipos da Autodelta conquistaram a vitória em sua categoria nas 24 horas de Daytona, nos 1.000 km de Nürburgring, nos 500 km de Imola e nas 24 horas de Le Mans. O 33 TT 12 de 1975 - provavelmente o ano mais bem-sucedido para a Autodelta - foi notável. O modelo levou a Autodelta a vencer o ‘Campeonato do Mundo de Construtores’, repetindo a vitória dois anos mais tarde com o 33 SC 12. Depois, a Autodelta assumiu a gestão de todos os programas esportivos da Alfa Romeo, do troféu Alfasud até à Fórmula 1. Em 1984, Carlo Chiti deixou a empresa e no ano seguinte a Autodelta foi extinta.

Para concluir, devemos lembrar que a Autodelta foi também um formidável centro de formação para muitos pilotos italianos, incluindo Andrea De Adamich, Arturo Merzario, Andrea De Cesaris, Bruno Giacomelli, Giorgio Francia, apenas para citar alguns, e igual número de campeões estrangeiros, de Jochen Rindt a Jacky Ickx, de Jean-Pierre Jarier a Mario Andretti.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter