ALFA ROMEO DUETTO SPIDER HYBRID RESTOMOD: A MAIS RECENTE OBRA DA GARAGE ITALIA

Lá pelos anos 60 do século passado, ‘la Duetto’, como era conhecida na Itália, se converteu em um dos ícones da ‘Dolce Vita’ daquela época, e protagonizou filmes como ‘The Graduate’, de 1967 (A Primeira Noite de um Homem). Tal foi o sucesso do conversível da marca italiana, que se manteve em produção até 1993, com várias evoluções. Agora, quase 50 anos depois de seu lançamento, a Garage Italia resgata o legendário modelo de dois lugares com este Alfa Romeo Duetto Spider Hybrid Restomod.
Este Alfa Romeo Spider modernizado será apresentado em setembro, no âmbito da Semana da Moda de Milão e representa uma reinterpretação do clássico italiano dos anos 60 em uma abordagem moderna, adaptado aos tempos atuais, equipado com um sistema de propulsão híbrido. O modelo está baseado na última série do Duetto, concretamente a quarta, de 1992.
Atualmente, a Alfa Romeo está centrada em sua estratégia elétrica e no desenvolvimento de novos modelos que chegarão nos próximos anos, a maioria deles SUV. Mas não parece que entre os planos da marca (nem da Stellantis) esteja lançar um modelo conversível e de dois lugares, apesar da longa e bem-sucedida tradição da marca de Milão nesse segmento.
Por essa razão, o projeto da Garage Italia faz mais sentido, ao preparar este Duetto Spider Hybrid baseado na versão de 1992. Exibe uma carroceria pintada em uma cor verde água inspirado na Costa Amalfitana, onde se encontram as localidades de Amalfi, Positano e Praiano. Na parte frontal, exibe a grade típica da marca, neste caso, com um desenho mais anguloso e pintada de preto. Na traseira, as lanternas que caracterizavam o modelo de 1992. As rodas também são as da última série do Spider.
A carroceria foi elaborada com materiais leves e o interior está revestido com couro Poltrona Frau de cor vermelho intenso. Está equipado com um equipamento de som específico e mantém o quadro de instrumentos analógico do modelo original.
Enquanto a quarta série do Duetto Spider montava um motor a gasolina de 2.0 litros com injeção de combustível, essa versão restomod recorre a um sistema híbrido cujas especificações técnicas ainda não foram reveladas. Mas sabemos que está acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e conta com um sistema de recuperação de energia KERS, como na Fórmula 1, fornecido pela Newtron.
Através deste sistema, pode recuperar energia na frenagem e utilizá-la para apoiar o motor a combustão em fases de aceleração. De qualquer forma, conheceremos mais detalhes à medida que se aproxime a data de sua apresentação oficial em setembro.