ALFA ROMEO GIULIA & STELVIO 2023: DESIGN ATEMPORAL
Acabam de chegar os novos Alfa Romeo Giulia e Stelvio, dois modelos amplamente premiados que conquistaram a comunidade internacional graças aos traços de excelência habituais da marca (distribuição perfeita do peso, a melhor dinâmica de seu segmento, soluções tecnológicas e de motorização avançadas) e a um design atemporal que converte qualquer Alfa Romeo em uma ‘obra de arte em movimento’ imperecível. A particular interpretação que a Alfa Romeo faz da beleza e o design italiano voltaram ainda mais sedutores e contemporâneos nos dois modelos, com alguns toques de estilo na parte dianteira que têm o ar familiar do Tonale. Os novos Giulia e Stelvio estarão à venda em fevereiro de 2023.
Novo design
Na parte frontal dos novos Giulia e Stelvio destacam-se a grade, onde se situa o logotipo, e as telas que cobrem as duas entradas de ar principais, projetadas com um acabamento único que oferece uma reinterpretação contemporânea da famosa e distintiva grade. Mas a principal novidade da frente é a óptica. A partir de hoje, ambos os modelos estreiam as luzes ‘3 3’ com novos faróis matriciais adaptativos Full LED. Isso cria fortes vínculos familiares com o Tonale e, ao mesmo tempo, evoca um conhecido traço da marca que foi introduzido com o icônico Alfa Romeo SZ Zagato e o conceito do Alfa Romeo Proteo. Os três módulos do farol completam a singular parte frontal dos novos Giulia e Stelvio, e proporcionam luz diurna e um intermitente dinâmico para assegurar as melhores condiciones de iluminação graças à introdução de duas sofisticadas tecnologias: o sistema de faróis dianteiros adaptativos AFS (Adaptive Front Lighting System), que regula constantemente as luzes médias em função da velocidade e as condições de condução, e a ‘Glare-Free High Beam Segmented Technology’ (luzes altas segmentadas com antiofuscamento), que detecta automaticamente os veículos que circulam em ambos os sentidos para não ofuscá-los.
Por último, a função “Olá e Adeus” se ativa automaticamente cada vez que o condutor fecha ou abre o carro. Tudo isso se traduz em mais eficiência (em relação à duração e economia de energia) e mais segurança, já que reduz a fadiga ocular e proporciona uma condução mais confortável. A disposição do grupo de luzes LED traseiras, que oferecem uma combinação perfeita de estilo e tecnologia avançada, também foi modificada para acentuar o caráter esportivo de ambos os modelos. Concretamente, o novo Stelvio conta com novas lanternas traseiras de vidro com acabamento transparente, enquanto que as do novo Giulia são de vidro fumê com acabamento na cor preto brilhante.
Novo quadro de instrumentos completamente digital
Os novos Giulia e Stelvio incorporam a tecnologia mais moderna para garantir uma experiência confortável e conectada, ao mesmo tempo que proporcionam o prazer único de conduzir um Alfa Romeo. A mudança mais significativa se aprecia no quadro de instrumentos com seu clássico design em forma de ‘binóculos’. Inclui a nova tela TFT de 12.3 polegadas (31 cm), completamente digital, de onde se pode acessar toda a informação do veículo e aos parâmetros relacionados com os sistemas de condução autônoma.
Além disso, o quadro oferece três possíveis configurações: Evolved, Relax e Heritage. A Evolved representa o futuro do design Alfa Romeo e utiliza a zona central da tela, embora mantenha seus dois quadrantes laterais. A Relax se centra no conforto, carece de informação detalhada do veículo e prescinde dos dois quadrantes. A Heritage se inspira nos míticos modelos da marca dos anos 60 e 70, e inclui detalhes distintivos, como os números invertidos no final do velocímetro.
Tecnologia NFT e ‘Alfa Connect Services’
Os novos Giulia e Stelvio apresentam uma interface homem-máquina (HMI) fluida e fácil de usar para ter todas as funções ao alcance da mão. Além disso, o sistema de infotainment garante uma grande variedade de conteúdos e funções, junto com todas as vantagens dos ‘Alfa Connect Services’, que oferecem uma gama de serviços de segurança e conforto projetados para oferecer atualizações OTA (‘Over the Air’). Por exemplo, a função ‘My Remote’ inclui vários serviços, como a possibilidade de controlar algumas das funções do veículo (abertura/fechamento de portas, intermitentes) à distância através do celular/smartwatch do usuário.
A partir de hoje, os novos Giulia e Stelvio dispõem do certificado digital NFT (Non-Fungible-Token), uma tecnologia exclusiva no mundo automotivo que a marca italiana introduziu pela primeira vez no Tonale e que hoje está disponível em toda sua linha. A tecnologia se baseia no conceito de ‘blockchain card’, um registro digital criptografado e inalterável onde se armazena a informação essencial de cada carro. É uma função única, fácil de usar e sustentável que acentua ainda mais o caráter inovador da Alfa Romeo. Em função da seleção efetuada pelo cliente, o NFT gera um certificado onde se registra o histórico de dados do veículo. Este certificado pode ser utilizado para garantir a correta conservação do veículo e, portanto, verificar seu valor residual. O certificado NFT proporciona uma fonte a mais de credibilidade que não só ajuda o proprietário/vendedor, mas também tranquiliza o comprador do veículo usado.
A melhor dinâmica de seu segmento
A dinâmica dos novos Giulia e Stelvio da Alfa Romeo volta a ser a melhor de sua categoria em seus respectivos segmentos. Oferece uma experiência de condução emocional de acordo com o autêntico espírito da Alfa Romeo, o que significa o equilíbrio perfeito entre design italiano, motores de última geração, uma distribuição impecável do peso, soluções tecnológicas únicas e uma excelente relação peso/potência. A essência dos modelos presentes e passados da Alfa Romeo nasce desta fórmula ‘mágica’ que, desde o Tonale (símbolo da metamorfose da marca), foi evoluindo para redefinir o esportivo do século XXI com o selo da sustentabilidade. Para alcançar um novo nível de desempenho esportivo com eficiência e alta performance, a marca italiana confia em sua reconhecida excelência. Basta sentar-se no novo Giulia ou Stelvio para ter a sensação de estar prestes a entrar no futuro do automobilismo.
Carros leves e ágeis: o comportamento impecavelmente dinâmico e esportivo do Giulia e do Stelvio se apoia no abundante uso de materiais ultraleves, como o alumínio (por exemplo, na base dos motores) e o carbono (por exemplo, no eixo de transmissão), tomado diretamente do mundo das corridas.
Tração total com tecnologia Q4: projetada para controlar a tração do veículo de forma reativa e preditiva com a finalidade de garantir os níveis mais altos de desempenho, eficiência e segurança. A tecnologia Q4 oferece todas as vantagens da tração total, ao mesmo tempo que reduz o consumo de combustível, melhora a capacidade de reação e assegura o prazer de conduzir um veículo de tração traseira. O coração do sistema Q4 é a caixa de transferência ativa (ATC), que comprova as condições de aderência e as ações do condutor em tempo real para garantir o melhor desempenho.
Com o sistema Q4 da Alfa Romeo, o carro pode circular como um veículo de tração traseira e, se a aderência dos pneus se aproxima do limite de tração e as ações do condutor exigirem, pode transferir instantaneamente até 50% do torque à parte dianteira em menos de 150 ms para evitar que as rodas patinem, o que assegura o máximo desempenho e controle do veículo.
Diferencial autoblocante mecânico Q2: na versão Veloce, é possível integrar a tração total Q4 e o diferencial autoblocante mecânico Q2, que está disponível também nas versões de tração traseira. O diferencial de deslizamento limitado melhora a agilidade e o caráter esportivo, e garante uma tração perfeita para aumentar a estabilidade do veículo ao fazer as curvas em alta velocidade. Também proporciona mais aceleração lateral, assim como a máxima segurança com o asfalto úmido e escorregadio, já que mantém um controle constante das rodas e reduz o deslizamento.
Suspensão Alfa Link: conduzir um Alfa Romeo transmite uma sensação inesquecível. Isso se deve, em parte, à arquitetura exclusiva da suspensão Alfa Link. Para a parte dianteira, a marca escolheu uma suspensão de duplo triângulo com um eixo de direção semivirtual (exclusivo da Alfa Romeo), o que otimiza a capacidade de absorção, e proporciona uma direção rápida e precisa para conduzir sem limitações. Na parte traseira, optou-se por uma solução Multilink com quatro braços e meio (patente da Alfa Romeo) que melhoram a manobrabilidade sem renunciar ao conforto. Por sua parte, a série especial Competizione inclui de forma exclusiva a suspensão Alfa Active, com um sistema de amortecimento controlado eletronicamente que se adapta instantaneamente às condições de condução, o que permite ao condutor escolher entre uma condução orientada ao desempenho ou ao conforto.
Sistema de freios integrado (IBS): sistema eletromecânico que combina o controle da estabilidade com o sistema de freios e garante assim uma resposta instantânea dos freios. Isso limita a distância de frenagem e permite otimizar o peso de forma considerável. O sistema de controle eletrônico da frenagem permite reduzir substancialmente os componentes do vão motor, já que substitui as distintas peças por uma unidade formada por uma bomba, os freios de potência e o ESP, o que reduz a massa na saliência e melhora a agilidade do veículo.
À dinâmica excepcional do Giulia e do Stelvio se acrescenta a extraordinária precisão do volante, que combinou com uma transmissão automática ZF de 8 velocidades com aletas de câmbio de alumínio para garantir um manejo inigualável nas curvas. Por último, mas não menos importante, para conseguir o equilíbrio perfeito entre a sensação de diversão e segurança ao volante, os novos Giulia e Stelvio oferecem um conjunto completo de funções ADAS (sistemas avançados de ajuda à condução) que proporcionam condução autônoma de nível 2. Isso significa que o condutor pode deixar que o veículo controle o acelerador, o freio e o volante em determinadas circunstâncias através de sistemas eletrônicos que requerem sua contínua supervisão. Estes sistemas lhe proporcionam assistência e mais conforto durante as viagens longas. De qualquer forma, o condutor deve manter um controle constante sobre o veículo e as mãos no volante.
Uma estratégia de linha simples
Os novos Giulia e Stelvio se alinham com a nova estratégia de gama introduzida com o Tonale, que facilita ainda mais a configuração do veículo por parte do cliente. De fato, há duas versões disponíveis, Super e Ti, cada uma delas com características específicas que atendem os clientes mais exigentes. A versão Super, um modelo básico para desfrutar de uma experiência Alfa Romeo única, pode ser personalizado com o pack Sprint, que inclui várias opções destinadas a acentuar os traços esportivos. Por sua parte, a versão Ti, que enfatiza a elegância e o caráter distintivo dos dois veículos, pode ser melhorado com o pack Veloce para proporcionar-lhe o máximo desempenho e qualidades esportivas. Não esqueçamos que os nomes Super, Sprint, Ti e Veloce têm uma longa história na Alfa Romeo. Assim, trata-se de quatro versões singulares capazes de responder ao desejo dos clientes de sentir uma conexão única com seus veículos. Os novos Giulia e Stelvio também experimentaram mudanças importantes na parte da motorização: agora, a versão diesel de 160 cv com tração traseira está disponível em todos os modelos da linha. Por último, também estão disponíveis os potentes motores a gasolina de 280 cv e diesel de 210 cv com tração total.
Série especial Competizione: o máximo em estilo e performance, com certificação NFT
Para celebrar a estreia dos novos Giulia e Stelvio, a Alfa Romeo apresenta a série especial Competizione, um autêntico ‘concentrado’ de estilo e tecnologia que sem dúvida fará as delícias dos fãs da Alfa Romeo. Baseada na versão Veloce e disponível com todos os motores, a edição de lançamento é a versão superior da linha e se destaca por seu exclusivo tom cinza Moon Light fosco e as pinças de freio vermelhas. O marcado caráter esportivo do novo Stelvio foi acentuado com as rodas de liga leve de 21 polegadas. Os interiores destacam-se por seu sistema de som Harman/Kardon, e pelo painel e os bancos estofados de couro com costuras vermelhas. Por último, inclui vidros escurecidos e o emblema Competizione nas laterais e nos apoios de cabeça dianteiros. Esta edição inclui de série a suspensão Alfa Active e tecnologia de tokens criptográficos NFT (Non-Fungible Token), que certifica a exclusividade de cada modelo Competizione e protege sua configuração original. É a expressão máxima da essência Alfa Romeo em termos de estilo, desempenho e tecnologia.