ALFA ROMEO KAMAL CONCEPT: HÁ 20 ANOS SURGIA A ORIGEM ESPIRITUAL DO TONALE

Hoje em dia, ninguém mais leva as mãos à cabeça quando uma marca como a Alfa Romeo, que historicamente sempre fabricou carros esportivos, alguns deles míticos, produz SUVs e crossovers. Mas em 2003, muito antes da chegada da moda dos crossovers, o fabricante de Milão apresentou sua primeira proposta. Foi o Alfa Romeo Kamal Concept, a origem espiritual do Tonale.
No idioma sânscrito, a antiga língua da Índia, a palavra Kamal faz referência à cor vermelho. Em árabe, significa ‘perfeição’ e ‘síntese dos opostos’. Línguas e significados diferentes que se equilibram e complementam em uma mesma palavra. Uma força evocadora para descrever um protótipo que a marca italiana apresentou no Salão de Genebra de 2003.
O Alfa Romeo Kamal Concept marcou um autêntico salto conceitual e estilístico no panorama automobilístico internacional. A indústria automotiva já começava a abrir novos horizontes e segmentos nos quais a Alfa Romeo pretendia ter um papel importante. Naquele momento, a marca italiana definiu um ambicioso objetivo: criar um protótipo que representasse o conceito de ‘esportividade elegante’ que sempre caracterizou os modelos da Alfa Romeo, mas com uma forma completamente nova.
Através de um complexo e refinado jogo de alusões, o protótipo de SUV da Alfa Romeo recordava a tradição da empresa no setor dos veículos esportivos, ao mesmo tempo que incluía novas e atraentes linhas que olhavam para um futuro ainda desconhecido pelo grande público naquela época, mas que transformaria o setor automobilístico vários anos depois.
Construído sobre a mesma plataforma do Alfa Romeo 159 e o Brera, o Kamal Concept era equipado com o mesmo motor V6 de 3.2 litros que entregava 250 cv, o mesmo bloco que montavam as versões GTA do 147 e 156. Surgia acoplado a uma transmissão sequencial de 6 velocidades Alfa Selespeed. De acordo com o fabricante, poderia superar os 200 km/h.
O Kamal significava uma mescla de estilo e design que representava um singular cruzamento de culturas. O protótipo era uma fusão de diferentes tipos de veículos: combinava o desempenho todo-terreno de um SUV com o prazer de condução e as características de manejo de um Alfa Romeo compacto como o 147 daquela época. Um automóvel tão confortável circulando por autoestradas como por terrenos acidentados.
Ao mesmo tempo, oferecia um habitáculo versátil e funcional, como é habitual em um veículo polivalente, devido, sobretudo, ao uso inteligente do espaço e a uma ampla gama de configurações de bancos. Tudo isso, projetado pelo Arese Style Centre. Assim, 19 anos depois, a marca apresentou o Alfa Romeo Tonale, um SUV compacto que pode ser considerado um descendente espiritual do Kamal.