ALFA ROMEO MILANO: UMA VOLTA ÀS RAÍZES DA CASA COM O NOVO B-SUV QUE CHEGA EM 2024

Acreditávamos que se chamaria Brennero, mas estávamos enganados. O próximo SUV compacto do fabricante italiano terá o nome de Alfa Romeo Milano. Como sabemos, trata-se de uma homenagem à cidade onde o fabricante de automóveis teve suas origens em 1910. Mas a denominação do modelo não é a única coisa que a marca revelou.
Sua apresentação oficial está prevista para abril de 2024 na mesma cidade italiana. O primeiro a chegar ao mercado será a versão totalmente elétrica, que aterrissará no mercado em setembro do próximo ano. Apenas alguns meses depois veremos uma alternativa a gasolina com micro-hibridação.
Com o Alfa Romeo Milano, a marca retorna ao segmento B, o maior da Europa. Será uma nova proposta que encarna plenamente o DNA da marca de nobre esportividade italiana. O primeiro veículo urbano esportivo 100% elétrico que representa a nova porta de entrada ao mundo Alfa Romeo para todos, incluindo os entusiastas alfistas, que estiveram esperando o regresso da marca ao segmento.
Posicionado abaixo do Tonale, Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo, fala dele como “uma simbólica ‘boas-vindas novamente’ para todos os nossos fãs alfistas. Como os proprietários do Giulietta e do MiTo, que estiveram esperando para confirmar seu amor pela Alfa Romeo. Também serve como ‘boas-vindas’ a qualquer um que busque uma experiência esportiva única neste segmento e a beleza diferenciada do design italiano”.
O Milano está destinado a converter-se no primeiro marco do processo de transição da marca para a eletricidade e, assim como o Tonale, tem a importante tarefa de fortalecer ainda mais a presença global da empresa. Agora, podemos esperar um design muito atraente, na linha da Alfa Romeo, com sistemas de propulsão quase idênticos aos B-SUV da Stellantis.
Em outras palavras, um Jeep Avenger ou um FIAT 600 da Alfa Romeo. Desenvolvido sobre a arquitetura CMP/eCMP (STLA Small), provavelmente incorpore a unidade híbrida leve de 1.2 litros turbo alimentada dos FIAT 600 Hybrid e Jeep Avenger Hybrid. Talvez inclusive seja acrescentada uma mecânica um pouco mais potente da linha Peugeot para dar ao Milano um toque mais esportivo que case com o DNA da Alfa Romeo.
Com relação às versões elétricas, comenta-se de configurações de um só motor e tração dianteira (FWD), assim como de uma alternativa com mais desempenho com dois motores e tração total (AWD). Nos Avenger e 600 EV temos um motor elétrico de 156 cv (115 kW) e uma bateria de 54 kWh. A autonomia do Milano rondará os 384 km.