ALFA ROMEO MITO E GIULIETTA NÃO TERÃO SUCESSORES
Durante o Salão de Genebra e falando com jornalistas, Reid Bigland, o CEO da Alfa Romeo, disse que o MiTo e o Giuletta não terão sucessores, dizendo ainda que “não tenho nada a anunciar sobre a sucessão desses dois modelos. Mas posso dizer a vocês que o nosso foco está cada vez menos na Europa e mais no global. Claro que o mercado europeu será uma preocupação, mas queremos estar presentes com força na Ásia e nos Estados Unidos também. Além disso, na China e nos EUA, os segmentos compactos são pequenos e geram poucos negócios.”
Apesar disso, Bigland não deixou de afirmar que tanto “o MiTo como o Giulietta irão permanecer no catálogo da Alfa Romeo por mais algum tempo.” Mas ficou claro que a nova estratégia da marca italiana é centrar o condutor como catalisador do desenvolvimento dos novos produtos, em linha com aquilo que Sergio Marchionne já tinha anunciado no lançamento de mais um projeto de recuperação da Alfa Romeo.
Portanto, depois do Giulia e do Stelvio, o próximo lançamento da Alfa Romeo provavelmente será outro SUV. Não se sabe se abaixo ou acima do Stelvio. Mas o certo é que ambos os modelos surgirão no mercado, pois como Bigland deixou claro “os futuros lançamentos da Alfa Romeo serão decididos conforme o tamanho do segmento onde serão inseridos.
Por enquanto, a Alfa Romeo tem modelos nos segmentos mais importantes com o Giulia e o Stelvio, mas ainda não está claro qual dos segmentos SUV - compacto ou grande - é o mais rentável ou com maior garantia de retorno do investimento. É por isso que ainda não há uma decisão final sobre o tamanho do modelo a ser lançado.
Reid Bigland também confirmou que a promessa de oferecer seis novos modelos para a linha Alfa Romeo, “transformou-se um pouco”, mas não explicou onde é que a promessa irá falhar e se a linha ficará reduzida a um par de modelos. Ficou nas entrelinhas que dependerá do sucesso do Giulia e do Stelvio, o que é perfeitamente compreensível.