ALFA ROMEO SE 048SP GRUPO C: O PROJETO QUE NÃO FOI CONCLUÍDO PELA FIAT

Em 1986, a FIAT compra a Alfa Romeo do Istituto per la Riscostruzione Industriale e decide reposicionar o prestigioso fabricante italiano com um enfoque claramente esportivo. Na época, a FIAT tinha suas marcas posicionadas em diferentes disciplinas esportivas, o que incluía a Ferrari na Fórmula 1 e a Lancia triunfando no Campeonato do Mundo de Rallys. Para a empresa de Milão estava reservado o Campeonato do Mundo de Resistência, com um carro, o Alfa Romeo SE 048SP Grupo C (nome provisório), destinado a emocionar as massas.
O Grupo C foi a categoria escolhida pelos italianos para inscrever a Alfa Romeo como um dos participantes com o objetivo de bater o Porsche 956 nas 24 Horas de Le Mans. Para isso, a empresa decide começar a trabalhar em um sport protótipo que estivesse à altura da competição, um carro que fosse capaz de destronar seus rivais ao mesmo tempo que assombrasse o mundo com um design elegante que definisse as próximas linha de estilo a seguir por seus produtos de rua.
A FIAT decide aproveitar a experiência adquirida com o Lancia LC2 de 1983 e utilizá-la para criar um carro para Alfa Romeo. A base era um chassi monocasco de alumínio projetado por Paolo Dallara, sobre o qual descansava um motor Ferrari e uma carroceria belamente desenhada com as insígnias da Alfa Romeo. Além disso, a regulagem correria por conta da Abarth. Nesse SE 048SP Grupo C do final dos anos 80 estava reunida toda a capacidade de engenharia da marca italiana.
Desenvolvido sob o mais estrito sigilo, o Alfa Romeo SE 048SP Grupo C estava destinado a ser a segunda parte do Lancia LC2. No entanto, com o carro prestes e estrear, a FIAT decide interromper o projeto em 1990. A drástica decisão se deveu ao portfólio de produtos obsoleto que a Alfa Romeo tinha na época.
A empresa preferiu começar a trabalhar na construção de novos carros de rua, com o dinheiro do programa de competição e a verba obtida após a retirada da Lancia do mundial de rallys, para que um projeto futuro de competição servisse como vitrine para vender estes carros aos entusiastas da marca. De nada servia criar expectativa sobre a Alfa Romeo se a marca não pudesse responder com veículos à altura. Alguns acreditam que a decisão se deveu ao fato de que a Alfa Romeo não contava com os recursos para superar os modelos que dominavam a categoria na época.
É por esse motivo que o Alfa Romeo SE 048SP ficou guardado nas instalações da marca milanesa. Apenas duas décadas mais tarde, coincidindo com o Goodwood Revival 2010, que a Alfa Romeo revelou o que se ocultava debaixo da carroceria do seu carro corrida de resistência.
Ao levantar o capô, um motor V12 de 3.5 litros ficou à vista, um bloco de origem Ferrari de Fórmula 1 que se adaptava à mudança de norma que se deu meses antes de que o projeto fosse cancelado. Curiosamente, o SE 048SP foi concebido para portar um motor V10 de 3.5 litros destinado em princípio para a Ligier na F1, embora mais tarde se decidisse mudar o propulsor.
Pouco depois do cancelamento do projeto de resistência, a Alfa Romeo começou a desenvolver o 155. O sedan italiano contaria com sua própria versão de competição, um carro que acabaria participando no prestigioso DTM e batendo as marcas alemãs em seu próprio terreno.