ALIANÇA DA NIKOLA COM A BOSCH PERMITIRÁ QUE O NIKOLA ONE CHEGUE EM 2021

A Nikola Motor se aliou à Bosch para lançar seu tão esperado caminhão que combina as qualidades da eletricidade e do hidrogênio. A chegada do Nikola One está programada para 2021 com tecnologia de ponta no setor dos transportes de mercadorias. Além disso, não chegará sozinho, pois pouco depois poderemos ver também o Nikola Two.
Com os nomes de Nikola One e Nikola Two, os caminhões híbridos utilizarão o que na Bosch chamam de tecnologia eAxle. Trata-se de um equipamento desenvolvido na medida para que a Nikola possa cumprir com as promessas que fez sobre seus veículos. Consiste na combinação de uma célula de combustível de hidrogênio, uma bateria de íons de lítio de 320 kWh e motores elétricos com capacidade para produzir por volta de 1.000 cv.
Mais importante que a potência dos caminhões da Nikola é a autonomia que anunciam. Segundo seus responsáveis, a aliança entre a Nikola e a Bosch permitirá que o Nikola One possa rodar entre 1.290 e quase 2.000 km com a célula de hidrogênio completamente cheia.
O eAxle da Bosch é uma plataforma modular adaptável que combina os motores, a eletrônica e a transmissão em uma só unidade. Quando o Nikola One foi mostrado pela primeira vez, a unidade utilizada para a apresentação não tinha instalados nenhum desses elementos. Portanto, assim como informa a Nikola em um comunicado oficial, será a experiência da Bosch que ajudará para que esse veículo de transporte pesado possa ser finalmente uma realidade.
O fundador e diretor executivo da Nikola, Trevor Milton, esclareceu que: “Temos perseguido com esforço cumprir com nosso objetivo de lançar ao mercado o caminhão mais avançado já fabricado. O trem motriz requer um sócio inovador e flexível, capaz de adaptar-se rapidamente à velocidade de nossa equipe. A Bosch nos permitirá chegar ao mercado com essa velocidade graças ao seu hardware e software, para que nossa visão possa chegar a ser real”.