ALPHA SAGA: COM QUATRO PORTAS, TRAÇÃO TOTAL E ESTILO RETRO

Há um veículo elétrico que não para de reproduzir-se e que ainda não chegou à cadeia produtiva, mas parece que a Alpha Motor não se importa muito, já que não para de anunciar novas versões do seu Ace. Desta vez a empresa norte-americana aproveitou o Salão de Los Angeles 2021 para mostrar publicamente um sedan que chama de Saga, ou seja, é basicamente uma versão de quatro portas do citado coupe. Como resultado, apresenta um design familiar com uma linha de teto inclinada, proeminentes arcos de roda e maçanetas das portas embutidas.
Apesar das semelhanças, há uma série de diferenças, já que o Saga conta com uma parte frontal única onde se destacam seus faróis quádruplos. Esta versão também exibe para-choques mais corpulentos, lanternas traseiras circulares e um aerofólio traseiro de fibra de carbono. Em relação às suas dimensões, o sedan mede aproximadamente 4.70 metros de comprimento por 1.91 de largura e 1.45 de altura, de maneira que podemos assemelhá-lo com um BMW Série 3, embora a Alpha Saga é um pouco mais largo.
Quanto ao interior, surge um habitáculo concebido para quatro adultos, caracterizado por um enfoque minimalista com certos toques clássicos. O quadro de instrumentos é digital e se localiza atrás de um volante de três raios, a tela táctil do sistema de infotainment é de estilo flutuante e os bancos dianteiros exibem suportes laterais bastante marcados. Tudo isso se complementa com um sistema de áudio de inspiração retro e uma série de botões físicos em forma de roletas para a climatização.
O fabricante americano não forneceu as especificações do veículo e simplesmente se limitou a oferecer um desempenho ‘estimado’, de maneira que o Saga será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e sua velocidade máxima não superará os 200 km/h. Aliás, será oferecido com versões de tração traseira ou tração integral, com um peso total de 1.905 quilos e sua versão de alto desempenho já está sendo desenvolvida em colaboração com a Rotiform.
Este sedan 100% elétrico virá acompanhado de um pacote de baterias de 85 kWh, de maneira que a marca estima uma autonomia máxima próxima aos 500 quilômetros. Na hora de repor energias, a bateria pode alcançar 80% de sua capacidade em uma hora. Os preços considerados oscilam entre 40.000 e 50.000 dólares, embora ainda se desconheça quando este modelo chegará ao mercado. No entanto, a Alpha Motors já aceita reservas.