ALPINE A290_ß: A FUTURA VERSÃO ESPORTIVA DO RENAULT 5 ELÉTRICO

Lançado em 1976, o Renault 5 Alpine está entre os primeiros esportivos compactos da história, antes mesmo do Volkswagen Golf GTI, e agora que o R5 irá ressuscitar como um modelo elétrico, faz sentido também que reviva sua versão esportiva.
O protótipo Alpine A290_ß que aparece nas imagens é justamente um adiantamento da futura versão esportiva do Renault 5, assinada pela Alpine, cuja versão de produção está prevista para o próximo ano de 2024. Em princípio, será fabricada sobre a mesma plataforma CMF-B EV do R5, na planta do Grupo Renault em Douai, na França.
Embora este concept A290_ß esteja baseado no Renault 5 Concept revelado no início de 2021, a marca de Dieppe levou tudo ao extremo, elevando a esportividade ao máximo, mas provavelmente a versão definitiva será mais comedida.
Neste caso, o protótipo está acabado em um tom branco, com detalhes em preto (teto e partes do capô) e elementos de carbono forjado com inserções em azul. As enormes rodas de 20 polegadas, que exibem a bandeira francesa, calçam pneus desenvolvidos pela Michelin.
Este Alpine A290_ß mede 4.05 metros de comprimento, 1.85 de largura e 1.48 de altura, e um de seus principais traços é que conta com um interior de três lugares, com um posto de condução central, ao estilo dos McLaren F1 e GMA T.50, e bancos de fibra de carbono.
De acordo com a marca, o design do painel, em formato de flecha, está inspirado na parte frontal dos monolugares de Fórmula 1, enquanto que o volante angular toma inspiração do Alpine A470 de LMP2 e do A523 de Fórmula 1. Em geral, estamos falando de um interior minimalista, que possivelmente também será diferente na versão de produção.
Por enquanto, a Alpine não facilitou detalhes sobre o motor do A290_ß, embora tenha assegurado que o protótipo se beneficia de soluções como uma suspensão traseira multibraço e um sistema de distribuição seletiva de torque (torque vectoring).
De resto, o A290_ß conta também com uma regulagem mais rígida para a suspensão, três modos de condução, denominados Dry, Wet e Full, e um sistema de freios assinado pela Brembo herdado do Alpine A110, com pinças de quatro pistões.