ALUNOS DA FEI BUSCAM PENTACAMPEONATO EM PROVA INTERNACIONAL NOS EUA, COM AVANÇADO PROTÓTIPO OFF-ROAD

- Carro construído pelos estudantes competirá com 98 equipes de todo o mundo no Baja SAE Maryland
O protótipo MBF-31, chamado de Dina, projetado e construído por alunos de Engenharia Elétrica, Automação e Controle e Engenharia Mecânica, do Centro Universitário da FEI, evoluiu para participar da competição internacional Baja SAE Maryland, de 7 a 10 de maio, na cidade de Baltimore, nos Estados Unidos.
Sob orientação dos professores, os alunos diminuíram a massa da caixa de transmissão, o que permite maior velocidade e controle dinâmico do carro off-road. Além disso, a Transmissão Continuamente Variável – CVT (tipo de câmbio automático que permite uma aceleração contínua) e o driveline (parte da transmissão usada para enviar força às rodas) foram desenvolvidos pela própria equipe, o que personaliza e reduz o peso do sistema, deixando o carro também mais leve.
A equipe, heptacampeã nacional (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011), conquistou a 1ª colocação e o tetracampeonato (2004, 2007, 2008) na etapa mundial em 2014, também nos Estados Unidos. Este ano, o grupo concorrerá com 98 equipes inscritas com estudantes de engenharia de todo o mundo, competindo com protótipos off-road em provas técnicas, como aceleração, tração e um enduro de quatro horas de duração.
Exclusivas para alunos da graduação, as competições são uma oportunidade para colocar em prática conhecimentos sobre projeto, construção, montagem e manutenção de máquinas. Além da FEI, representam o Brasil no Baja SAE Maryland equipes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e da Universidade Federal do Pernambuco – UFPE.