ALUNOS DA FEI CONSTRUÍRAM CARROS TIPO FÓRMULA PARA A 11ª EDIÇÃO DA FÓRMULA SAE BRASIL-PETROBRAS
Uma equipe de 20 alunos de Engenharia Mecânica, Automação e Controle e Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI, responsável pelo desenvolvimento e construção dos dois carros tipo Fórmula, disputará nas categorias Combustão e Elétrico na Fórmula SAE Brasil-Petrobras, que ocorre de 17 a 19 de outubro, em Piracicaba-SP. Ao todo, a edição 2014 do Fórmula SAE Brasil-Petrobras reunirá mais de 700 alunos de 37 equipes de todo o Brasil e também da Itália.
De acordo com o capitão da equipe Fórmula FEI, Renê Brandão, o protótipo RS-8, que disputará a categoria Combustão, passou por melhorias no motor e na aerodinâmica, após a última corrida há um ano. O pacote aerodinâmico foi redimensionado, de forma a aumentar a velocidade média final do carro. Para aumentar a potência do motor, a equipe conta com o módulo de injeção e ignição FT500, que oferece melhor desempenho em diversas condições de pilotagem.
“Já o carro RB-2, que compete na categoria Elétrico, está totalmente diferente do protótipo do ano passado. Tem novo motor, nova suspensão e novo chassi. Estamos confiantes, pois acreditamos no carro”, conta Brandão.
Durante os três dias de evento, os carros são submetidos a provas estáticas e dinâmicas na pista. Também são realizadas avaliações técnicas das equipes, que incluem projeto, custo e uma apresentação de marketing.
A equipe da FEI venceu a competição do ano passado, na categoria Combustão, e ficou em segundo lugar na categoria Elétrico. Para essa edição, a expectativa é alta, pois os alunos têm trabalhado intensamente nos detalhes dos carros e nos testes. Três equipes vencedoras representarão o Brasil nas competições SAE International nos Estados Unidos, em 2015. A primeira colocada na categoria Combustão disputará a Formula SAE Michigan, de 13 a 16 de maio; e a segunda colocada na categoria Combustão e a vencedora na categoria Elétrico irão para a Fórmula SAE Lincoln, de 17 a 20 de junho.
Fichas técnicas:
Fórmula FEI RS8
Motor: YAMAHA® WR450F - 450 cc - monossilíndro - DOHC - 5 válvulas
Chassi: híbrido tubular/estrutural
Sistema de injeção e ignição: FuelTech FT500®
Diferencial: Drexler®
Eletrônica: PDM, Rede CAN e Telemetria
Aquisição de dados: Motec
Rodas: aro 10"
Pneu: Hoosier®
Fórmula FEI RB2 (Elétrico)
Chassi: híbrido tubular/estrutural
Motor: EMRAX 228 (AC, síncrono e trifásico)
Potência nominal: 40 kW
Potência máxima: 100 kW
Sistema de controle: BAMOCAR D3
Baterias: LiPo
Diferencial: Drexler®
Eletrônica: PDM, memória EEprom, Rede CAN e Telemetria
Sistema de segurança: IMD e BMS
Aquisição de dados: Motec
Rodas: aro 10"
Pneu: Hoosier®
Sobre o Fórmula SAE Brasil - O projeto promove a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia formulanáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade. Ao participar do Fórmula SAE BRASIL, o aluno se envolve no desenvolvimento de projeto desde sua a concepção, construção e testes. O Fórmula Elétrico SAE tem como objetivo a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Automotiva entre estudantes e futuros profissionais, com foco na nova geração de veículos elétricos. No Brasil a categoria estreou em 2012.