ARÁBIA SAUDITA ENCOMENDA 100.000 VEÍCULOS ELÉTRICOS À LUCID MOTORS

A Lucid Motors, que pretende estabelecer-se como um sério rival da Tesla, receberá um grande impulso por parte do governo saudita, que encomendou nada menos que 100.000 veículos para os próximos dez anos.
O acordo é oficialmente para um pedido firme de 50.000 veículos elétricos durante este período, e o Ministério das Finanças saudita abre uma opção de compra de outras 50.000 unidades.
Desta forma, estamos falando de um grande impulso do governo saudita, mas algo lógico se considerarmos que um fundo público do país árabe possui nada menos que 62% do capital da Lucid Motors.
Os veículos enviados à Arábia Saudita serão montados na planta atual da Lucid Motors no estado do Arizona, mas também serão produzidos em um futuro próximo em uma nova planta de produção que será construída em breve na Arábia Saudita.
O pedido corresponde à entrega do modelo Lucid Air, que dispõe de uma autonomia de mais de 800 quilômetros, segundo o fabricante, e os pedidos antecipados para o mercado mundial começarão a ser entregues ainda este ano.
Posteriormente, o acordo com os Sauditas incluirá novos modelos elétricos que se encontram em fase de projeto dentro da Lucid Motors. Por enquanto não dispomos de muita informação sobre estes novos veículos elétricos.
A Lucid Motors afirma que as primeiras entregas aos sauditas terão início em 2023, com um pedido inicial de 1.000 a 2.000 veículos durante os dois primeiros anos, antes de elevar o ritmo para 4.000 a 7.000 carros ao ano a partir de 2025.
Além disso, a linha Lucid conta com sistemas de propulsão de duplo motor, desde a versão Pure de acesso, com 487 cv, até a versão de alto desempenho Dream Edition.
Conforme a opção escolhida e a combinação de rodas e pneus, a autonomia no ciclo EPA americano oscila entre 653 e 837 km. Além disso, a Lucid promete uma capacidade de carga a um máximo de 300 kW, o que permite recuperar cerca de 500 quilômetros de autonomia em cerca de 20 minutos.