AS 20 VERSÕES MAIS ESPECIAIS DO VOLKSWAGEN GOLF
A partir de toques sutis em cores e acabamentos de pequenas séries limitadas, ou até com protótipos tão radicais quanto exclusivos, passando por gamas especialmente esportivas ou unidades preparadas para brilhar nas competições, o Volkswagen Golf demonstrou sua capacidade de adaptação. Estas são as versões mais especiais do Golf desde que começou sua incrível história em 1974.
1 - VW Elektro-Golf (1976)
Como se não bastasse ser inovador ter criado o Golf como o carro compacto que mudaria a história do automóvel, a VW utilizou desde cedo a base do modelo para começar a pesquisar tecnologias de propulsão alternativas. Como resultado desse trabalho, e apenas dois anos após o lançamento da primeira geração do Golf, surgiu uma das versões mais especiais da época: o primeiro Golf plug-in ou Elektro-Golf.
Com seus quase 30 cv, baterias de 16.6 volts e carregamento em tomada doméstica em cerca de 12 horas, suas performances estavam muito distantes das que o fabricante alcançaria muito tempo depois com o e-Golf e os outros modelos eletrificados. Mas o valor deste carro experimental é indiscutível, pois sua aposta nas novas formas de mobilidade ‘zero emissões’ foi décadas à frente de seu tempo e serviu de inspiração dentro e fora da marca para a futura eletrificação do transporte.
2 - VW Golf Pierburg (1980)
O Golf foi projetado para ser um veículo esportivo e sempre esteve nos planos iniciais a sua homologação para competições, conforme as normas da FIA. O Golf GTI Grupo 4 ‘Pierburg’ - nome dado pelo seu patrocinador principal - de 1980 possuía homologação no Grupo 2. Com Per Eklund e Hans Sylvan ao volante, obteve bons resultados em rallys, incluindo o quinto lugar no Rally de Monte Carlo. A partir da segunda prova do Campeonato Alemão de Rallys de 1981, foi permitido que montassem um cabeçote de 16V da Oettinger, conforme as regras do Grupo 4.
Esse foi o primeiro Golf a competir, embora muito antes (em 1975) um protótipo do GTI (com a matrícula WOB - VP 70) tenha sido utilizado como ‘pace car’ em uma corrida em Nürburgring, decorado com uma faixa dupla preta nas laterais e com um motor de carburador de 100 cv.
3 - VW Golf GTI Grupo A ‘World Champion’ (1986)
Em 1986, Kenneth Eriksson e Peter Diekmann ganharam o Campeonato Mundial de Pilotos do Grupo A ao volante de um Golf GTI quase de série. Foi a melhor forma de comemorar o 20º aniversário da VW Motorsport, que reduziu o peso do Golf GTI para 880 kg e aumentou sua potência para 176 cv.
4 - VW Golf Pikes Peak Bi-Motor (1987)
Com dois motores de 326 cv, localizados na parte dianteira e traseira, totalizando 652 cv, este protótipo de competição podia ser conduzido com tração dianteira, traseira ou integral; além disso, suas seções dianteira e traseira podiam ser desmontadas completamente, facilitando os trabalhos e tornando-os mais rápidos.
O Golf ‘Pikes Peak’ foi a evolução definitiva de vários carros com dois motores baseados no Jetta II e no Golf II GTI. Seu objetivo era vencer a Pikes Peak International Hill Climb (EUA) de 1987, mas seu piloto, Klaus-Joachim ‘Jochi’ Kleint, teve que abandonar pouco antes da linha de chegada.
5 - VW Golf Rallye G60 (1989)
O Golf Rallye G60 entrou em produção em 1989 com um motor G-Lader de 160 cv, tração integral Syncro e para-lamas alargados. Para cumprir os requisitos de homologação do Grupo A, foram fabricadas 5.000 unidades. Dessas, 12 incorporavam uma versão de quatro válvulas do motor G60, desenvolvida pela Volkswagen Motorsport, que gerava 210 cv e impulsionava o Rallye Golf G60 16V até uma velocidade máxima de 227 km/h. Exclusivamente na versão de três portas, o Rallye G60 também surpreendeu pelos seus faróis retangulares.
6 - VW Golf G60 16V Limited (1990)
Um ‘lobo em pele de cordeiro’ construído pela Volkswagen Motorsport, do qual foram fabricadas apenas 71 unidades. Com um design exterior discreto, ele montava um motor 1.8 com compressor G-Lader que entregava 210 cv e 252 Nm; tração total Syncro e a transmissão do GTI do Grupo A. Acelerava de 0 a 100 km/h em 7.4 segundos e atingia uma velocidade máxima de 230 km/h.
7 - VW Golf Country 4x4 (1989)
O Golf sempre foi um modelo à frente de seu tempo e, em 1989, antecipou uma tendência muito popular hoje em dia. Apresentado no Salão de Genebra, o Golf Country (também conhecido depois como Golf Country 4x4) era baseado em um Golf II CL Syncro de cinco portas, mas exibia uma carroceria chamativa e característica, com proteções específicas, estepe na tampa traseira e outros detalhes distintivos.
Movido por um motor 1.8 a gasolina, com 4 cilindros, catalisador e transmissão de 5 velocidades, enviava seus 98 cv para as quatro rodas de forma permanente. Isso, junto à sua configuração mecânica especial - com chassi reforçado, maior altura livre do solo e suspensões especiais - conferia ao Golf Country reais qualidades off-road. Até 1991, foram fabricadas 7.735 unidades desse modelo inovador.
8 - VW Golf A59 (1993)
O único protótipo do Golf Rallye A59, construído em 1993, tinha como objetivo ser um novo modelo base para o Campeonato Mundial de Rallys da FIA, mas esse projeto não foi concretizado. À primeira vista, ele apresentava elementos exclusivos como os para-choques dianteiro e traseiro, três entradas de ar, duas aberturas de ventilação no capô, um grande aerofólio traseiro, grandes saias laterais e sistema de freios Brembo.
Mecanicamente, utilizava um motor turbo de nova geração de 275 cv, que distribuía o torque para as quatro rodas por meio de uma transmissão manual de 6 velocidades. Um total de 7.735 unidades deste modelo inovador foi fabricado.
9 - VW Golf Collection (1994)
O VW Golf também foi um dos primeiros modelos a lançar edições especiais para se conectar melhor com o público-alvo. Assim nasceram os Golf Collection, séries limitadas com detalhes exclusivos, uma estética própria, equipamentos completos e disponibilidade limitada.
As campanhas mais ‘sonoras’ foram as do Golf Pink Floyd (1994), Golf Rolling Stones Collection (1995) e Golf Bon Jovi (1996). Todos esses modelos vinham com equipamentos completos de série e detalhes comemorativos.
10 - VW Golf Harlekin (1995)
Outro dos Golf mais especiais é o famoso Harlekin, que acabou sendo vendido nos EUA e no México após o sucesso dessa versão no ‘irmão menor’, o VW Polo. Este modelo chamava a atenção por ter as peças da carroceria pintadas em cores diferentes. Por dentro, o volante e os bancos também tinham uma decoração cromática bem característica.
11 - VW Golf GTI Edition 20 (1997)
A Volkswagen lançou a ‘Edição 20 Anos’ para comemorar os 20 anos do GTI. Essa versão exibia detalhes em vermelho nas faixas nos para-choques, nas letras GTI e nas pinças de freio, além de faróis e lanternas traseiras escurecidas e rodas BBS de 16 polegadas. No interior, os bancos esportivos apresentavam linhas, quadrados e as iniciais GTI em tons de vermelho-prata-preto, volante esportivo, alavanca de câmbio com costuras vermelhas e pomo em forma de bola de golfe, com a parte superior em couro preto e a inferior em alumínio. Essa versão estava disponível com motores a gasolina e TDI.
Em 2001, foi lançada a edição limitada a 3.000 unidades do Golf IV GTI Edição 25 Anos. O carro estava disponível em três cores: Prata Reflexo Metalizado, Vermelho Tornado e Preto Mágico Efeito Perla, cada uma em homenagem ao primeiro Golf GTI. Os para-lamas e para-choques, junto com as rodas BBS de 18 polegadas polidas, completavam o visual. No interior, os bancos esportivos Recaro vinham com o design em tecido ‘Le Mans’. Muitos consideram esta edição especial uma das mais belas do Golf GTI na história.
A fórmula continuou com a Edição 30 Anos do GTI na quinta geração do compacto. Seus 230 cv representavam 1 cv adicional para cada ano desde a criação do GTI. Visualmente, chamavam a atenção as rodas de liga de 18 polegadas em preto fosco, os para-choques dianteiro e traseiro e as saias laterais na mesma cor, além das lanternas traseiras escurecidas. No interior, os bancos esportivos de couro e tecido exibiam o design distintivo de quadriculado Interlagos. Detalhes personalizados incluíam inserções ‘30th Anniversary Edition’ e o pomo da alavanca de câmbio com formato de bola de golfe. O pacote de personalização também incluía tapetes vermelhos e pedais de aço inoxidável.
A Edição 35º Aniversário representou o auge da sexta geração do Golf GTI. Lançado em 2011, com uma relação peso/potência de 6 kg/cv, acelerava de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos. Foi ajustado pelo lendário piloto Hans Joachim Stuck e estava equipado com um motor de 210 cv e bloqueio eletrônico do diferencial (XDS). Houve também uma versão Cabriolet.
12 - VW Golf R (2002)
Houve cinco gerações do Golf R, das quais mais de 260.000 unidades foram vendidas. O Golf R32 de 2002 iniciou esta série. Com um motor V6 de 3.2 litros, potência de 241 cv e uma velocidade máxima de 247 km/h, foi o Golf mais potente e rápido fabricado até aquele momento. Esse motor, a tração integral e a transmissão DSG (foi o primeiro Volkswagen disponível com essa caixa de câmbio) o tornaram uma referência tecnológica em sua classe. Os freios a disco ventilados vinham com pinças pintadas de azul, uma marca registrada que perduraria nos modelos R seguintes da Volkswagen. O Golf R32 foi um sucesso imediato, e suas vendas triplicaram as previsões.
Em 2005, foi lançado o segundo R32, o Golf mais potente da quinta geração, com motor de 6 cilindros, 250 cv, 320 Nm de torque e aceleração de 0 a 100 km/h em 6.2 segundos. O novo R32 trazia uma grade frontal em alumínio, faróis bi-xênon, duas saídas de escape centrais, lanternas traseiras escurecidas e molduras laterais.
Em 2013, foi apresentado o primeiro Golf ‘R’. Com uma potência de 300 cv e 310 cv, ele alcançava os 100 km/h em 5.1 segundos com transmissão manual; com DSG de 7 velocidades (e 20 Nm a mais, totalizando 400 Nm), em apenas 4.6 segundos. Estava disponível também na versão Variant, capaz de atingir 250 km/h.
Em 2024, o conceito R chega à geração atual do Golf. Os Golf R e Golf R Variant aumentam sua potência para 333 cv em todas as versões (um nível que antes estava disponível apenas em edições especiais como o Golf R Performance, o Golf R 20 Years e o Golf R 333). Exteriormente, os novos Golf R se identificam por sua nova frente, o logotipo iluminado da VW e novas rodas de 19 polegadas. No interior, há um novo cronômetro GPS para medir tempos de volta e parciais em circuitos. A velocidade máxima dos Golf mais potentes é limitada eletronicamente a 250 km/h, podendo atingir 270 km/h com o pacote Performance.
13 - VW Golf GTI W12 (2008)
Desde 2008, equipes de estagiários de diferentes origens têm a oportunidade de projetar e construir o Golf dos seus sonhos no Wörthersee GTI Meeting. Uma das criações mais impressionantes foi este GTI da quinta geração, que foi modificado ao extremo para acomodar o motor W12 biturbo de 5.998 cc do Bentley Continental GT. Ele entregava 650 cv e 750 Nm de torque a 4.500 rpm.
Como não cabia debaixo do capô, o motor foi instalado atrás dos bancos dianteiros, e as laterais da carroceria foram equipadas com enormes entradas de ar para resfriamento, entre outros elementos aerodinâmicos. Este protótipo alcançava uma velocidade máxima de 320 km/h.
14 - VW Golf Cabriolet ‘Austria’ (2013)
As edições especiais do Golf não foram feitas apenas para chegar aos concessionários ou bater recordes; em algumas ocasiões, seu foco foi mais estético. Alguns dos melhores exemplos dessa tendência surgiram no certame Wörthersee GTI Meeting entre 2013 e 2022, começando pelo Golf GTI Cabriolet de 2013, pintado com as cores nacionais da Áustria e equipado com um motor de 333 cv.
Seguiram-se as edições GTI Wolfsburg Edition (380 cv), GTI Dark Shine (395 cv), GTI Heartbeat (400 cv), GTI First Decade (410 cv), GTI Next Level (411 cv) e GTI Aurora (380 cv).
15 - VW Design Vision GTI (2013)
Entre os protótipos mais futuristas do Golf, está o Design Vision GTI de 2013. Este GTI foi feito sob medida para a competição, criado com a base de um Golf GTI VII, com o pilar C e os saias laterais ampliados.
Debaixo do capô, ele trazia um motor V6 TSI de 3.0 litros com dois turbocompressores, 503 cv, torque máximo de 560 Nm, tração integral 4MOTION e suspensão esportiva. Ele declarava uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3.9 segundos.
16 - VW GTI Roadster Vision Gran Turismo (2014)
Com o Golf GTI Roadster, os designers do encontro de Wörthersee borraram as fronteiras entre o mundo virtual e o real. Este conversível de dois lugares, criado originalmente pelos designers da Volkswagen para o videogame ‘Gran Turismo 6’ (GT6), foi fabricado fisicamente para o encontro de Wörthersee.
Seu motor V6 biturbo (TSI) de 3.0 litros entregava 503 cv e 560 Nm de torque, transferindo sua força para as quatro rodas de 20 polegadas através de uma transmissão DSG de 7 velocidades e tecnologia 4MOTION. Ele acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 3.6 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 309 km/h.
17 - VW Golf GTE Sport (2015)
Com uma carroceria construída em fibra de carbono como principal material, o GTE Sport possuía três motores: um 1.6 turboalimentado (TSI) do Polo R WRC com 299 cv e dois motores elétricos de 85 kW (115 cv) cada. Combinados em um sistema híbrido plug-in, ofereciam uma potência total de 400 cv.
Seu sistema híbrido, tração integral, leveza, otimização aerodinâmica e suspensão esportiva proporcionavam desempenho extraordinário. Além disso, propunha soluções engenhosas: para entrar e sair, as portas e os saias laterais do GTE Sport giravam para cima; tanto o motorista quanto o passageiro se sentavam em seus próprios compartimentos interiores.
18 - VW Golf GTI Clubsport S (2016)
Outro sobrenome importante na história do Golf GTI é o Clubsport S, uma combinação sempre associada a um motor de 4 cilindros turboalimentado, de 1.984 cc e 310 cv. O GTI mais potente e rápido da história até então, foi criado para comemorar o 40º aniversário deste compacto esportivo. Em sua concepção hiperesportiva, o foco foi a redução de peso (apenas 1.360 kg), eliminando o banco traseiro, material isolante e usando mais alumínio na sua estrutura. Esses ingredientes permitiram que, em 2016, o piloto Benjamin Leuchter quebrasse o recorde do Nordschleife de Nürburgring para carros de produção com tração dianteira, com o tempo de 07:49.21 minutos. Apenas 400 unidades desta versão biplaza foram fabricadas.
O atual GTI Clubsport é um herdeiro desta versão. A versão GTI Clubsport 24h de competição, com o número 50 - para comemorar os 50 anos do Golf - estreou com uma vitória sensacional na categoria AT3 para veículos de combustível alternativo em Nürburgring. É impulsionado por um poderoso motor turbo de 2.0 litros, que, alimentado com um novo combustível de bioetanol, entrega 348 cv e até 450 Nm de torque ao eixo dianteiro.
19 - VW e-Golf ‘Autonomous Driving’ (2019)
O Golf também foi pioneiro no uso de tecnologia voltada para a condução autônoma. Em 2019, um Golf VII elétrico, decorado com cores especiais e a denominação ‘Autonomous Driving’, foi visto circulando por algumas ruas e estradas da Alemanha sem a necessidade de intervenção do motorista.
Essa façanha foi possível graças a um software sofisticado especialmente desenvolvido para essa unidade, cujos únicos elementos visíveis do lado de fora eram um conjunto de radares e sensores instalados no teto.
20 - VW Golf GTE Skylight (2020)
Baseado no Golf VIII GTE 2020, este híbrido plug-in conta com um motor TSI de 1.4 litros com 150 cv e um motor elétrico com 80 kW (110 cv), proporcionando uma potência total combinada de 245 cv.
Este veículo, projetado por estagiários, se inspira no Golf R em suas saias laterais e no spoiler do teto. As rodas BBS de 20 polegadas com acabamento bicolor em Graphite e Catalina Blue são uma novidade neste modelo, que também vem com amortecedores Bilstein. O azul domina o interior, em revestimentos de instrumentação, bancos de couro… e em alguns dos detalhes característicos desta proposta: o subwoofer de 3.110 watts e o monopatins elétrico.