AS NOVAS GERAÇÕES DOS SKODA KODIAQ E SUPERB SUPERAM COM SUCESSO OS TESTES DE FRIO EXTREMO NO CÍRCULO POLAR ÁRTICO
As novas gerações dos Superb e Kodiaq da Skoda superaram com êxito os exigentes testes de frio no Círculo Polar Ártico. As funções, a qualidade e a confiabilidade dos veículos foram avaliados em temperaturas de até 30 graus abaixo de zero. Estes testes foram centrados principalmente na estabilidade da condução, no conforto dos passageiros em condições de gelo e na confiabilidade geral durante as longas viagens de inverno. Além disso, os veículos tiveram que suportar o peso adicional do gelo e a neve. Uma vez concluídos os testes de frio extremo, os ensaios dos novos modelos entram agora na fase final. O novo Superb e a segunda geração do Kodiaq serão apresentados mundialmente no outono europeu de 2023.
Johannes Neft, chefe do Comitê Executivo de Desenvolvimento Técnico da Skoda Auto, afirma: “Os testes reais nas condições ambientais mais exigentes continuam sendo uma parte crucial do desenvolvimento de nossos novos veículos, apesar dos avanços na simulação por computador. Nossos amplos programas de testes em climas desérticos com temperaturas extremamente altas, por um lado, e no Círculo Polar Ártico, por outro, garantem que os clientes da Skoda possam confiar 100% em seus veículos em qualquer condição meteorológica. Ao mesmo tempo, estes testes nos dão a oportunidade de identificar as necessidades de otimização o mais rápido possível e projetar os veículos da melhor maneira possível para atender os requisitos do uso diário”.
Ampla gama de testes que cobrem todos os aspectos do veículo
Os testes intensivos em condições de frio extremo fazem parte do programa padrão de desenvolvimento de novos veículos. A Skoda Auto realiza regularmente testes deste tipo no Círculo Polar Ártico, onde a quarta geração do Skoda Superb e a segunda geração do SUV Kodiaq demonstraram que podem enfrentar qualquer desafio de inverno. Foram examinados todos os componentes dos veículos de teste: chassi, carroceria, motor, aquecimento e todo o sistema elétrico.
Comportamento do veículo em condições de neve
Para avaliar o desempenho dos veículos no inverno, a Skoda Auto examina o impacto da neve na carroceria, assim como os efeitos da entrada da neve no compartimento do motor e nas entradas de ar. Todas as funções mecânicas da carroceria do veículo, assim como as elétricas, devem funcionar perfeitamente mesmo em temperaturas de 25 graus abaixo de zero, e o motor deve arrancar sem problemas em temperaturas próximas aos 30 graus abaixo de zero. Todas as portas, o capô e a tampa traseira, assim como a tampa do tanque de combustível e a tampa da tomada de carga dos veículos PHEV, devem poder ser abertas mesmo nas condições mais adversas.
Testes de comportamento e sistemas de assistência à condução
Durante a condução em condições reais são avaliados inúmeros aspectos do comportamento do veículo, por exemplo, a capacidade do veículo para enfrentar a neve derretida na estrada e o comportamento dos para-choques dianteiro e traseiro quando o veículo se choca contra uma barreira de neve. A condução sobre blocos de gelo testa a robustez da suspensão e as partes inferiores. Os pilotos de testes comprovam como se comportam os veículos em estradas geladas e com neve, e como funcionam os sistemas de assistência. Eles avaliam a dinâmica de condução dos carros, o desempenho da tração nas quatro rodas, se houver, e as características funcionais e o conforto de marcha da suspensão. Comprovam se a transmissão altera sem falhas e se os limpadores e lavadores do para-brisa funcionam bem. Também se verifica a iluminação noturna do veículo e o comportamento acústico das peças congeladas do veículo. As baterias de alta voltagem dos veículos PHEV são carregadas em estado congelado, após o qual se determina a autonomia máxima. Para avaliar com precisão a confiabilidade dos veículos em condições de inverno, os pilotos de testes rodam dezenas de milhares de quilômetros.
Testes das funções interiores
O programa de testes também examina muitas funções interiores, por exemplo, o desempenho do sistema de aquecimento em temperaturas exteriores extremamente frias e o nível de conforto térmico no interior. Os testadores também verificam se os vidros embaçam e a rapidez que podem desembaçar. Além disso, também avaliam se os sistemas de aquecimento dos bancos, do volante, dos retrovisores externos, do para-brisa e do vidro vigia traseiro funcionam como se espera. Dependendo do caso, também testam o aquecimento auxiliar opcional. Além disso, os condutores verificam a resposta da tela táctil central quando a temperatura interior do veículo cai abaixo de zero.