ASSIM É A TECNOLOGIA e-POWER DA NISSAN

A Nissan mantém seu espírito de fazer chegar a tecnologia a todos os públicos. A marca japonesa tem como objetivo converter-se em uma empresa sustentável e impulsionar um mundo mais limpo, mais seguro e mais inclusivo. Esta visão apoia o objetivo da Nissan de conseguir a neutralidade em carbono, de acordo com seu Programa Nissan Ambition 2030.
Como pioneira em veículos elétricos e eletrificados, a Nissan está colocando à disposição do grande público os veículos eletrificados, investindo na gestão energética. Ao situar a eletrificação no centro da estratégia da empresa a longo prazo, Nissan Ambition 2030, a empresa pretende acelerar a eletrificação de sua linha de veículos e o ritmo de inovação tecnológica.
Nesse contexto, a tecnologia e-POWER tem um papel fundamental.
O que é o e-POWER?
O sistema e-POWER da Nissan utiliza um motor a gasolina integrado para fornecer eletricidade ao pacote de baterias da motorização elétrica. O último enfoque da Nissan no desenvolvimento de motores elevou a faixa para níveis nunca antes alcançados, superando a taxa média atual do setor automobilístico de 40% de eficiência térmica, o que permite reduzir ainda mais as emissões de CO2 dos veículos.
O elemento único do sistema e-POWER é que o motor a gasolina se usa unicamente para gerar eletricidade, enquanto que as rodas são impulsionadas pelo motor elétrico. Isso significa que o motor sempre pode funcionar a um regime ótimo, o que significa uma eficiência de combustível superior e menos emissões de CO2 em comparação com um motor a combustão interna tradicional.
Os veículos elétricos e os veículos e-POWER representam dois pilares interconectados na eficiência energética e na redução de emissões, e a perfeita transição para o veículo completamente elétrico e para a neutralidade em carbono.
15 vantagens do motor e-POWER
- Tecnologia Nissan, única no mercado. Motor 100% Elétrico. Acompanhado de um motor a gasolina que não traciona o veículo, mas gera a eletricidade suficiente para que o veículo rode em modo elétrico.
- Aceleração instantânea como motor elétrico. Motor silencioso.
- Desaceleração três vezes maior que um motor a combustão tradicional apenas retirando o pé do acelerador. A desaceleração ajuda a carregar a bateria.
- Motor mais eficiente que o motor a combustão em termos de emissões. Abaixo do consumo de um veículo diesel.
- É uma nova forma de eletrificação que permite circular durante mais de 800 quilômetros. É a transição perfeita para a condução de veículo elétrico.
- Condução que combina comodidade, refinamento, eficiência ecológica e experiência de condução eletrificada.
- O sistema e-POWER é formado por uma bateria de alto rendimento e pela motorização integrada no motor a gasolina, o gerador elétrico, o inversor e um motor. Nos sistemas híbridos convencionais, as rodas são impulsionadas através de um motor elétrico e um motor a gasolina. No entanto, no sistema e-POWER, o motor a gasolina não está conectado às rodas, simplesmente carrega a bateria. E ao contrário de um veículo totalmente elétrico, a fonte de alimentação é o motor e não só a bateria.
- O gerador impulsionado pelo motor mantém a carga da bateria, mas também pode transmitir eletricidade diretamente ao motor para conseguir potência adicional.
- O motor funciona em uma faixa ótima de rotações que facilita a máxima eficiência de combustível, embora também seja configurado cuidadosamente para minimizar o ruído e oferecer uma sensação natural e conectada durante uma aceleração forte.
- O e-POWER alcançou 50% de eficiência térmica. A Nissan elevou a eficiência dos motores a níveis nunca antes alcançados, superando a taxa média atual do setor automobilístico de 40% de eficiência térmica, o que permite reduzir ainda mais as emissões de CO2 dos veículos.
- Acesso ao centro das cidades. Dedução nas zonas de estacionamento regulado. Circulação sem restrições em Zonas de Baixas Emissões.
- Menos impostos.
- Redução do número de vezes em passagens pela estação de serviço para reabastecer.
- A tecnologia e-POWER responde às intenções e sensações do condutor mais rápido.
- Trata-se de uma solução única porque oferece a agradável aceleração linear sem interrupções, tão característica dos Veículos Elétricos, mas sem a necessidade de recarregar.
Quanto é eficiente o motor e-POWER?
Os veículos com motor a combustão interna convencionais exigem potência e desempenho de um motor em uma ampla gama de velocidades (RPM) e cargas. Este requisito fundamental faz com que os motores convencionais não possam render o máximo a todo momento. No entanto, o sistema e-POWER da Nissan utiliza um motor integrado como gerador de eletricidade específico para a motorização elétrica do sistema. O funcionamento do motor se limita à sua faixa mais eficiente, gerenciando adequadamente a geração de eletricidade do motor e a quantidade de eletricidade armazenada na bateria. Com este enfoque específico e a evolução da tecnologia das baterias e as técnicas de gestão energética, a Nissan foi capaz de melhorar a eficiência térmica além dos níveis atuais.
História do Sistema e-POWER
O sistema e-POWER foi introduzido pela primeira vez no Japão em 2016 com o Nissan Note. Seu elemento mais importante é a mesma tecnologia impulsionada por um motor 100% elétrico para gerar um torque, uma potência, uma eficiência e uma emoção instantâneos. No final de dezembro de 2020, a Nissan lançou o novo Note no mercado japonês. O novo Note só inclui o sistema e-POWER e já recebeu mais de 20.000 pedidos.
O novo Qashqai será o primeiro modelo na Europa a incorporar o inovador sistema de propulsão e-POWER da Nissan. O sistema e-POWER é exclusivo da Nissan e se trata de componente chave da estratégia de Mobilidade Inteligente da empresa, além de significar um enfoque único em relação à eletrificação porque permite que a condução diária seja emocionante.