ASSIM PODERÁ SER UM FUTURO SUPERCARRO DA HISPANO-SUIZA PARA 2024

A Hispano-Suiza ressurgiu em 2019 com o lançamento de um supercarro 100% elétrico chamado Carmen e consolidou seu regresso mais tarde com o também exclusivo Carmen Boulogne, dois automóveis cuja produção conjunta atingiu 24 unidades.
Os planos do fabricante vão mais além destes dois modelos e já estão trabalhando para lançar um novo carro em 2024, ano em que será celebrado o 120º aniversário da marca. Para isso, estão contando com o apoio dos estudantes do Istituto Europeo de Design (IED), aos quais foi proposto projetar como imaginariam o futuro da empresa. E fizeram isso inspirando-se no Hispano-Suiza conhecido como Alfonso XIII. Nas imagens podemos ver as diferentes propostas criadas.
O Hispano-Suiza Alfonso XIII era na verdade o T45, projetado por Marc Birkigt, um dos fundadores da empresa (o outro sócio era Damián Mateu), e colocado à venda entre 1911 e 1914. É literalmente conhecido como Alfonso XIII porque foi encomendado pelo próprio rei, que pediu expressamente que lhe fosse fabricado um carro esportivo.
O carro era equipado com um motor de 4 cilindros em linha que desenvolvia 60 cv, potência que era enviada às rodas traseiras. Em sua época, chegou a alcançar os 120 km/h.
Francesc Arenas, diretor de design da Hispano-Suiza, esteve envolvido no processo de criação dos alunos do IED. O próprio Arenas declarou que “para nós, foi um orgulho colaborar com o IED de Turin e poder oferecer as ferramentas necessárias aos seus alunos para que deixassem voar sua imaginação. A inovação e o gosto pelo design são fundamentais na história, no presente e no futuro da Hispano-Suiza. Para mim e para a equipe da Hispano-Suiza, poder assessorar, trabalhar e inspirar estes novos talentos foi uma experiência estimulante e muito enriquecedora”.
Por sua parte, Michele Albera, coordenador do curso de design de transporte do IED Turin, tem isso claro: “As fases de implementação do projeto representam, para os estudantes, o momento de serem livres para expressar sua criatividade e as habilidades adquiridas durante as aulas técnicas, instrumentais e teóricas. A colaboração com a Hispano-Suiza permitiu aos alunos enfrentar as exigências de uma marca histórica de excelência no setor automobilístico, e as necessidades de um mercado internacional, trazendo à tona sua personalidade e paixão”.