ASTON MARTIN V12 VANTAGE: UMA DELICIOSA DESPEDIDA DOS MOTORES A COMBUSTÃO

O Aston Martin Vantage é um dos modelos mais bonitos da marca britânica. Atualmente só está à venda com o motor V8 biturbo de 4.0 litros de origem Mercedes-AMG, especificamente ajustado para os requisitos do Vantage. No entanto, já sabemos que no próximo ano conheceremos um Aston Martin V12 Vantage.
A nível estético, os adiantamentos revelam que o V12 Vantage terá um aerofólio traseiro fixo, similar ao do Vantage F1 Edition, mas um pouco menor. Na parte frontal exibirá um para-choque redesenhado com uma grade um pouco maior, entradas de ar verticais e um divisor de duas partes mais proeminente. Aliás, promete não decepcionar.
Esta semana, a Aston Martin divulgou um novo teaser do próximo V12 Vantage. Nesta ocasião temos a oportunidade de escutar seu motor. A julgar pelo que podemos ver e ouvir, o V12 promete ser ainda mais espetacular que o V8. A má notícia é que será a despedida da combustão no Vantage.
Pouco tempo depois de conhecermos o V12 Vantage, o fabricante de Gaydon começará a eletrificar o seu veículo. O V12 Vantage original apresentava o mesmo motor V12 aspirado de 5.9 litros que o DBS. No entanto, o motor principal do Aston Martin agora é um V12 biturbo de 5.2 litros. Será o que veremos no novo modelo e será mais potente.
De acordo com os primeiros relatos, o motor do novo V12 Vantage seguirá a linha que podemos encontrar no Aston Martin Speedster de edição limitada. Neste modelo, o motor V12 biturbo entrega uma potência máxima de 700 cv e 753 Nm de torque. Está acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades com um diferencial de deslizamento limitado.
A força é transmitida às rodas traseiras. O V12 Speedster é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.5 segundos, assim como alcançar velocidades de até 300 km/h. Espera-se que, sendo a mesma potência, o V12 Vantage seja capaz de oferecer números muito similares. De qualquer forma, para confirmarmos, teremos que esperar 2022.