ASTON MARTIN VANQUISH RESSUSCITARÁ COMO UM ESPORTIVO DE MOTOR CENTRAL
A chegada do novo Aston Martin DBS Superleggera significou para a marca encostar a denominação Vanquish, que até agora era utilizada para a versão mais potente da marca. No entanto, isso não significa que vá cair no esquecimento, pois alguns dirigentes da marca britânica já confirmaram que este será precisamente o nome do novo superesportivo de motor central que está sendo preparado pela marca e cujo desenvolvimento também teve alguns avanços revelados.
A Aston Martin nunca ocultou que abaixo do Aston Martin Valkyrie há espaço para mais modelos e no início da próxima década a marca de Gaydon lançará um rival para os atuais McLaren 720S e Ferrari F488 GTB. Um segmento do mercado em que a Aston Martin pouco se interessou até agora, pois tradicionalmente esteve concentrada em modelos Gran Turismo de motor dianteiro, portanto, os superesportivos de motor central nunca haviam sido uma prioridade para a empresa britânica.
Embora alguns executivos da Aston Martin, incluindo seu próprio CEO, Andy Palmer, não hesitassem em afirmar que o novo modelo de motor central já está sendo preparado, a verdade é que existem poucos dados confiáveis desse modelo e seu desenvolvimento. O primeiro deles que parece que pode ser confirmado é o seu nome: Aston Martin Vanquish.
No mesmo momento em que foi confirmado o regresso da denominação Vanquish foram revelados alguns detalhes do desenvolvimento do modelo, do qual se disse inclusive que será “o esportivo de motor central mais bonito do mercado”. Essa afirmação evidentemente é muito subjetiva, mas conhecendo o histórico da marca, certamente o modelo será pelo menos muito atraente.
Em relação ao seu desenvolvimento, parece que ainda se encontra na fase de projeto, pois Marek Reichmann, um dos responsáveis de design da Aston Martin, confirmou durante um dos eventos de apresentação do novo DBS Superleggera, que já contam com uma dezena de modelos em escala e até três modelos de tamanho real. Por enquanto, ninguém viu nenhuma mula de testes na rua em relação a este projeto.
De suas especificações técnicas ninguém sabe realmente nada por enquanto, mas se especula que contará com um motor V8 combinado com um pequeno motor elétrico que servirá de apoio durante a propulsão. Esse modelo contará com toda a experiência adquirida pela marca durante o projeto Valkyrie e também contará com o DNA da Red Bull Racing, na forma de um chassi monocasco de carbono sobre o qual serão apoiados os subchassis de alumínio. Um esquema muito similar ao do seu rival da McLaren.