ASTON MARTIN VANQUISH ZAGATO SHOOTING BRAKE FLAGRADO DURANTE SEUS TESTES

Os fotógrafos de plantão já tropeçaram com uma das primeiras surpresas do ano novo, uma unidade de testes do novo Aston Martin Zagato Shooting Brake, a versão hatchback da última edição limitada Aston Martin Zagato, composta por quatro versões de carroceria.
Nos quatro casos encontramos versões modificadas - projetadas pela Zagato - sobre a base do antigo Aston Martin Vanquish S. Todas as versões contam com um mesmo desenho básico que se faz mais patente na parte dianteira, que é idêntica para os quatro modelos. É nas laterais e na traseira onde vamos encontrar os traços distintivos de cada versão, pois o teto e grande parte da zona traseira é exclusiva para cada um deles.
Em todos os casos tratam-se de edições limitadas e números de produção muito escassas, que no melhor dos casos é de somente 99 unidades, mas também há os mais raros, como a versão Speedster, do qual serão montados somente 28 exemplares. As versões de carroceria dessa série Aston Martin Vanquish Zagato são, por ordem de apresentação, o Coupe, Volante, Speedster e por último, o Shooting Brake.
Esse flagrante é dos mais curiosos pelo fato de o modelo prescindir completamente da camuflagem, de modo que se mostra da forma como é, e também porque já podemos encontrar nas redes fotos de inúmeras unidades desse modelo, que entendemos devem tratar-se de protótipos e unidades de pré-produção. Já que a produção dessa versão teoricamente ainda não começou. Caso contrário, o propósito da unidade que aparece nessas novas fotos seria um enigma.
A natureza dessa unidade é evidente, além de sua carroceria pintada de maneira provisória, conta com diversos traços que denotam tratar-se de uma unidade de testes, como os diferentes adesivos com referências numéricas que podemos ver claramente e alguns elementos sem seu acabamento definitivo, como as saídas de ar dos arcos de roda dianteiros, que deverão ser de cor escura.
A nível mecânico, o novo Aston Martin Vanquish Zagato Shooting Brake conta com a mesma mecânica que o resto das versões dessa edição limitada, um motor V12 a gasolina de 6.0 litros que entrega uma potência de 600 cv, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3.5 segundos. Dessa versão Shooting Brake serão fabricados 99 exemplares a um preço que excede as 540.000 libras esterlinas.