ASTON MARTIN VANTAGE 2025: MUITO MAIS ESPORTIVO

A Aston Martin vem fabricando o Vantage há pelo menos 74 anos. A geração atual deste gran turismo está à venda desde 2018 e, após seis anos no mercado, recebe uma atualização muito destacada.
Tecnicamente estamos diante de um simples facelift, mas as mudanças são dignas e próprias de uma nova geração, certamente. Muito mais potência, um chassi com importantes modificações e diversas variações estéticas corroboram isso.
O resultado final é um carro muito mais esportivo do que antes. Assim, o motor V8 de 4.0 litros de origem Mercedes-AMG chega agora até os 665 cv, em relação aos 510 cv do seu antecessor. Esta destacada melhoria é o resultado de importantes modificações técnicas, como os turbos maiores e uma relação de compressão modificada.
Além disso, foram adicionados três novos trocadores de calor para gerenciar a temperatura do líquido refrigerante e do ar. O radiador de óleo também é maior. Isso tudo gera 155 cv a mais que antes.
Este motor continua acoplado à transmissão automática de origem ZF, com conversor de torque e 8 velocidades, que envia a potência às rodas traseiras. Como aliado motriz, encontra-se um diferencial traseiro eletrônico autoblocante.
O desempenho do Aston Martin Vantage 2025 é digno de um bom esportivo. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 325 km/h. Colocando em perspectiva, o modelo atual ficava em 3.6 segundos e 314 km/h, que tampouco era nada mal.
No plano dinâmico, o renovado esportivo britânico estreia uma parte inferior revisada que, de acordo com a Aston Martin, acrescenta rigidez torcional. Também foi realocada uma das travessas dianteiras principais, o que melhora a sensação da direção. O suporte é também mais leve e rígido.
A rigidez do chassi também foi melhorada na parte traseira e os novos amortecedores adaptativos Bilstein DTX oferecem maior eficiência. A esse respeito, a marca britânica assegura que no volante há diferenças tangíveis entre a nova e a antiga configuração.
A coisa não fica por aí, porque os diferentes modos de gestão da tração do carro, o sistema Launch Control e a direção assistida eletrônica foram reajustados para “oferecer um maior compromisso com o condutor”.
Toda esta tecnologia é complementada com um sistema de freios composto por discos de aço dianteiros de 400 mm com pinças de seis pistões e traseiros de 360 mm com pinças de quatro pistões. Opcionalmente, se pode contar com um sistema de freios com discos carbocerâmicos, que reduzem quase 27 kg de peso não suspenso.
Da mesma forma, cabe destacar que o carro é 2.5 centímetros mais largo que o Vantage anterior, o que mostra sua maior capacidade dinâmica. É claro, a mecânica continua disposta em posição dianteira.
As entregas do atualizado Vantage 2025 começarão no segundo trimestre de 2024, e provavelmente os preços serão anunciados também nesta época.