AUDI A8 TERÁ DE SÉRIE O SISTEMA 'MILD HYBRID' DE 48 VOLTS
A Audi revelou mais alguns detalhes da nova geração do seu topo de linha, o A8, que será apresentado no dia 11 de julho. Uma das novidades será o recurso a um sistema elétrico de 48 volts de série.
Aplicado nas versões a gasolina e diesel, esse sistema ‘mild hybrid’ permitirá não só reduzir o consumo e as emissões de CO2, mas também melhorar o desempenho. Mais leve, esse sistema, que estreará no sedan ainda este ano, tem por base uma bateria de íons de lítio e um alternador/gerador que recupera a energia durante a frenagem, que posteriormente fica armazenada na bateria. O pessoal de Ingolstadt diz que a bateria pode armazenar até 12 kW de energia adicional e 60 Nm de torque.
O responsável pelo desenvolvimento deste sistema, Alexander Kruse, diz que ele é particularmente útil, pois permite andar no modo ‘coasting’ durante 45 segundos, desligando o motor, em velocidades entre 30 e 160 km/h. Quando o condutor volta a acelerar, o alternador ajuda o motor a atingir a velocidade desejada. O A8 com o sistema de 48 volts terá uma bateria de 12 volts à parte que será responsável pelo funcionamento das luzes, ar condicionado, unidade de controle do motor, etc.
Kruse diz ainda que muito em breve a marca alemã pretende utilizar esse sistema em outros modelos. A Audi também está desenvolvendo um sistema de desativação de cilindros para motores V6 e V8 diesel e gasolina.
Os próximos lançamentos da marca alemã incluem o novo A7, que estreará em setembro, no Salão de Frankfurt, e o novo A6, que será lançado em 2018.