AUDI PIKES PEAK QUATTRO CONCEPT: A ORIGEM DO AUDI Q7

No Salão de New York de 2003, todos se surpreenderam um pouco ao ver a Audi exibir um exercício de estilo completamente diferente do resto de sua linha na época.
E o Audi Pikes Peak quattro foi uma prévia do primeiro SUV da marca, o Audi Q7 (que chegou em 2005). Até a pouco tempo, era o SUV mais exclusivo da gama, acima do Q2 (2016), Q3 (2011) e Q5 (2008), até a chegada do Q8 (2018).
O conceito surgiu do nome da famosa escalada nas Montanhas Rochosas do Colorado, também conhecida como ‘corrida para as nuvens’, devido à altitude alcançada.
Foi uma clara homenagem aos recordes alcançados pelo Audi Quattro e pelo Audi Sport Quattro no lendário evento norte-americano durante a década de 1980.
O Audi Pikes Peak quattro foi desenvolvido em apenas cinco meses, após os esboços iniciais terem sido feitos um pouco antes. O protótipo utilizou componentes de vários modelos do Grupo Volkswagen, incluindo os eixos dianteiro e traseiro do Volkswagen Touareg, além da suspensão a ar do próprio SUV e do Audi A8, o que permitiu ajustar a distância da carroceria ao solo em quatro alturas diferentes, desde o próprio compartimento de passageiros até um máximo de 280 milímetros.
A carroceria deste protótipo era feita de fibra de carbono e incluía sensores que atendiam aos então pouco conhecidos recursos eletrônicos de auxílio à direção, como o sistema de alerta de saída de faixa.
Debaixo do capô deste concept encontrava-se um motor V8 a gasolina biturbo com deslocamento de 4.2 litros e produzindo 493 cv e 630 Nm de torque máximo. Era o mesmo bloco usado pelo Audi RS 6 quattro de antigamente. Ambos também compartilhavam a tração integral quattro e a transmissão automática tiptronic de 6 velocidades com conversor de torque.
Foi assim que ele foi aprovado para alguns recursos de desempenho interessantes, como aceleração de 0 a 100 km/h em 5 segundos e velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Outras características especiais deste carro incluem um sistema eletrônico automático de abertura do porta-malas e dois monitores de 9.0 polegadas, posicionados para uso e diversão dos ocupantes da segunda e terceira fileiras de assentos.