AUDI S1 HOONITRON: UM VEÍCULO AUDI DE COMPETIÇÃO COMO NUNCA HAVIA SIDO VISTO ANTES

O novo vídeo Electrikhana com o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron e Ken Block já acumula mais de quatro milhões e meio de visualizações em apenas três semanas. E os comentários são uma clara demonstração de que o S1 Hoonitron é um carro que causa sensação. Visualmente está modelado tomando como referência o lendário Audi Sport quattro S1; enquanto que do ponto de vista técnico, combina o melhor dos sistemas de propulsão elétrica de produção em série e de competição da Audi.
Menos de oito meses depois do início do projeto, o Audi S1 Hoonitron tinha que estar preparado para os primeiros testes de condução e de rodagem com Ken Block e sua equipe, o que não deixava de ser um desafio para as equipes da Audi Sport em Neckarsulm e da Audi Design. O resultado é mais que impressionante: desde a estreia do vídeo Electrikhana há três semanas, milhões de pessoas seguiram as evoluções do S1 Hoonitron fazendo drifting pelas ruas, os cassinos e os estacionamentos de Las Vegas com Ken Block ao volante.
Abaixo os dados e cifras do Audi S1 Hoonitron.
Distribuição de peso e dimensões: bem equilibrado
• A distribuição de peso 52:48 entre os eixos dianteiro e traseiro é muito equilibrada.
• A distância entre os eixos é de menos de 2.4 metros, bem mais curta que os 2.563 milímetros de um Audi A1 Sportback, o modelo de acesso à linha Audi. Isso beneficia a agilidade nas curvas, já que uma curta distância entre os eixos favorece os movimentos de guinada; ou seja, o giro do carro em torno de seu eixo vertical, uma característica chave nas acrobacias que são realizadas na Electrikhana.
• A suspensão, com colunas McPherson nos eixos dianteiro e traseiro e mais de 200 milímetros de curso, está projetada para exigências extremas, incluindo saltos.
• Com este conceito básico, o Audi S1 e-tron quattro Hoonitron tem as características ideais para a prática do drifting e para realizar acrobacias em diferentes terrenos.
Dois motores e tração quattro elétrica
• A transmissão nas quatro rodas do Audi S1 e-tron quattro Hoonitron é totalmente elétrica. Os eixos dianteiro e traseiro contam cada um com uma unidade motor-gerador (MGU) elétrico procedentes da competição.
• Cada uma destas duas unidades MGU pesa apenas 55 quilos, incluindo a transmissão.
• Quatro baterias de alta voltagem procedentes de um modelo híbrido plug-in da Audi de produção em série, cada uma com uma capacidade de 14.4 kWh, oferecem um total de 57.6 kWh, que funcionam a 800 volts para proporcionar energia ao sistema de propulsão.
Muita potência e torque: um atleta perfeito
• A distribuição de potência elétrica entre os eixos dianteiro e traseiro é totalmente variável. Pode adaptar-se perfeitamente aos requerimentos do condutor, influindo assim com precisão no comportamento dinâmico.
• Cada MGU desenvolve uma potência de 250 kW e 320 Nm de torque, o que dá como resultado uma potência total do sistema de 500 kW e um torque máximo de 640 Nm.
• Como os motores elétricos alcançam velocidades de giro máximas de 28.000 rpm, a equipe de engenharia definiu uma relação de transmissão de aproximadamente 12:1 para a prática do drift. Tendo em conta as perdas, isso dá como resultado 3.000 Nm de torque em cada eixo, ou 6.000 Nm no total.
• Graças a estas cifras extremas de torque, Ken Block pode realizar derrapagens espetaculares. A velocidade das rodas pode superar os 200 km/h
• Na longa história da Audi no mundo do automobilismo esportivo, a combinação destas características junto com o propósito especial para o qual foi desenvolvido o veículo significam algo único.