AUTOMOTIVE NEWS EUROPE ELEGE LUCA DE MEO COMO O CEO DO ANO

O presidente da SEAT, Luca de Meo, foi condecorado pela revista Automotive News Europe com o prêmio Eurostars de melhor CEO do ano na categoria de Marca de Carros. Trata-se de um reconhecimento à sua etapa no comando da SEAT, quando a marca voltou ao terreno dos lucros. O prêmio será entregue no próximo dia 11 de setembro, coincidindo com o Salão de Frankfurt.
Com mais de 25 anos de experiência no setor, Luca de Meo é o presidente da SEAT desde novembro de 2015. Sob sua liderança, a empresa está imersa na maior ofensiva de produto da história da marca, com o lançamento de quatro modelos (Ateca, León, Ibiza e Arona) em 18 meses. A ampliação e renovação da linha estão impulsionando as vendas acima dos 13% em 2017 e posicionaram a SEAT como uma das marcas que mais crescem na Europa. Além disso, e após registrar em 2016 os melhores resultados financeiros de sua história, no primeiro semestre do presente exercício o lucro operacional da empresa cresceu em 40,9%.
Ao receber a notícia do prêmio, o CEO da SEAT assinalou: “Estou imensamente agradecido. É uma honra receber esse prêmio por parte de um meio tão prestigiado como a Automotive News Europe e fazer parte da destacada lista de figuras do automobilismo que mereceram esse reconhecimento nos últimos anos”. Luca de Meo, que já recebeu esse mesmo prêmio em 2014 na categoria de Executivo de Marketing e Vendas, sublinhou que “o prêmio de hoje é possível graças à grande equipe da SEAT. Os resultados que estamos começando a conseguir são a consequência do trabalho conjunto para que a marca avance até onde merece estar”.
A Automotive News, líder na informação sobre a indústria automobilística global, criou em 1996 sua divisão para a Europa. Dois anos mais tarde, em 1998, iniciou a entrega dos prêmios Eurostars para reconhecer os líderes europeus mais relevantes do momento no setor automobilístico.
Uma bem sucedida carreira profissional
Nascido em Milão em 1967, Luca de Meo é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Comercial Luigi Bocconi da cidade italiana. Sua tese sobre ética de negócio foi a primeira dissertação sobre esse tema na Itália. Luca de Meo entrou para o Grupo Volkswagen em 2009, como diretor de Marketing tanto da marca Volkswagen como do Grupo, após ter passado pela Renault, Toyota e o Grupo Fiat, onde liderou as marcas Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth. Em 2013, seu trabajo no Grupo Volkswagen como diretor de Marketing foi analisado pela Universidade de Harvard em um ‘case study’.
Graças à sua distinguida trajetória, Luca de Meo recebeu em 2015 o título honorífico de Commendatore al Merito della República Italiana, uma das mais altas distinções nacionais na Itália. Atualmente, além de liderar a SEAT, preside o SEAT Metropolis: Lab Barcelona e é membro do Conselho de Administração da Ducati.