AUTOVAZ MOSTRA AS IMAGENS DO SEU LADA NIVA PARA O RALLY DAKAR

É curiosa a ideia de voltar a ver um Lada Niva disputando as etapas especiais do Rally Dakar. Ainda mais quando o projeto não nasceu de forma oficial por parte do fabricante russo de automóveis, mas através de uma equipe privada.
Inicialmente, este trabalho foi iniciado pelos suíços Mario Yakober e Sladan Milich, e passado um tempo, os esforços dos dois entusiastas chegaram, de forma acidental, à fábrica da marca em Togliatti, onde decidiram dar apoio à valente equipe, mas de maneira informal.
O todo-terreno de competição foi construído sobre a base do ‘velho Niva’ VAZ-2121 de 1984. A unidade havia rodado 82.000 quilômetros, e foi encontrada e adquirida em Novosibirsk no ano passado. Além disso, todo o trabalho de transformação foi realizado na Rússia, ao que parece, com a ajuda da esposa russa de Mario.
Devemos destacar que a equipe Red Legend deseja participar dentro do denominado Dakar Classic, que será disputado com veículos que correram o Dakar durante o século passado. As modificações sérias estão proibidas pelo regulamento desta classe.
Desta forma, a preparação do veterano Lada Niva para o raid foi reduzida à desmontagem completa, resolução de problemas, instalação de uma jaula de segurança, bancos bucket com cintos multiponto e os instrumentos de navegação necessários. O motor a gasolina, com 1.6 litros, e o sistema de tração total foram mantidos sem nenhuma modificação.
Depois dos primeiros momentos de planejamento e ajuste do carro, agora a equipe suíça começou uma longa viagem de Novosibirsk até o início do Dakar.
Logicamente, a primeira parada foi feita em Togliatti, onde visitaram o Museo AvtoVAZ, o Salão da Fama da Lada Racing e, como informa a página oficial da marca no Facebook, “carregaram a energia no lugar de origem do Lada Niva”.
Ao mesmo tempo, foi organizada uma sessão de fotos, graças à qual podemos avaliar o todo-terreno de competição, tanto no exterior como no interior. Podemos ver que o veículo antigo recebeu ópticas adicionais, proteções inferiores e saias para o barro. O habitáculo foi totalmente iluminado e o painel frontal foi substituído por completo.
Lembrando que o Lada Niva participou mais de uma vez no Rally Dakar. Do final dos anos 70 até meados dos 90, tanto os carros de fábrica como os todo-terrenos preparados pelo distribuidor francês Jean-Jacques Pock, tentaram conquistar o famoso raid. As vitórias, no entanto, não aconteceram, mas o Niva conseguiu deixar sua digital na prova.
O próximo Rally Dakar acontecerá em janeiro de 2022 e será disputado na Arábia Saudita.