BAC MONO BATE O RECORDE PARA VEÍCULOS DE RUA EM SEPANG

Já estamos acostumando que todas as notícias que chegam do peculiar BAC Mono sejam sempre as mesmas. Ou o modelo entrou em um novo mercado e a marca o anuncia divulgando uma galeria de imagens do esportivo em um evento, circuito ou rota, ou o monolugar voltou a quebrar o recorde para veículos de rua em algum circuito.
Nesse último caso, desbancando modelos de maior calado e muito mais caros que o pequeno esportivo britânico, o que torna a façanha ainda mais marcante. Nessa ocasião foi no circuito de Sepang, na Malásia, onde o piloto da Blancpain GT Series Asia, Shaun Thong, conseguiu dar uma volta no traçado malaio de Fórmula 1 em somente 02:14.617, arrebatando o recorde para veículos de produção nessa pista do Porsche 911 GT2 RS, que havia conseguido marcar um tempo de 02:18.997.
Essa façanha foi conseguida durante as jornadas Mono Experience organizadas pela marca britânica para seus clientes no circuito malaio, e o veículo utilizado foi uma unidade de série que pertence a um dos clientes que participaram do evento.
Essa não é a primeira vez que o BAC Mono consegue um recorde absoluto para modelos de produção em uma pista. Já no final de 2016 bateu o recorde da pista de Anglesey, desbancando nada menos que o McLaren P1 GTR, a radical versão ‘track-only’ do Mclaren P1. Isso aconteceu durante os testes da publicação EVO Magazine, que habitualmente utiliza essa pista para esse tipo de testes. Outros modelos testados nessa pista e mais lentos que o BAC Mono foram: o Radical RXC Turbo 500, o Porsche 918 Spyder, o McLaren P1 de rua e o Porsche 911 GT3 RS.
E não menos espetacular foi quando o BAC Mono conseguiu bater o recorde dos circuitos de Hungaroring e Zolder, nessa última ocasião enquanto a pista ainda estava úmida, melhorando os tempos de modelos como o McLaren 650S, Porsche Carrera GT e as versões GT2 e GT3 RS do Porsche 911 geração 997.
O rendimento extremo do BAC Mono não é casual, já que embora se trate de um modelo de produção matriculável, a verdade é que seu leve chassi é o de um monolugar de competição, ao qual se acrescenta um motor de 4 cilindros e 312 cv para um peso total de somente 580 quilos.