BAC MONO ONE EDITION: A VESÃO MAIS EXCLUSIVA E DEFINITIVA DO MODELO

O BAC Mono caiu como uma bomba quando chegou ao mercado em 2011. Embora hoje em dia haja vários e exclusivos esportivos com a mesma configuração monolugar, como o radical projeto Caparo T1, a aparente simplicidade do modelo dos irmãos Briggs cativou tanto a mídia especializada como os aficionados do mundo inteiro.
Baseado em um leve chassi de aço e carbono similar ao de muitos modelos de competição, inicialmente o Mono contava com um motor central traseiro de 4 cilindros sobrealimentado de origem Ford e preparado pela Cosworth que entregava 289 cv, mas em suas últimas evoluções chegou a contar com um bloco de 4 cilindros e 2.5 litros preparado pela Moutune que produzia 345 cv. Números que poderiam parecer baixos para um esportivo atual, mas que graças a seu extraordinário e leve chassi permitiam ao BAC Mono conseguir o que nenhum outro projeto de sua classe havia conseguido antes, sucesso comercial imediato e um rendimento em pista tão alto que logo ganhou o apelido de mata-gigantes. Pela grande quantidade de recordes em pista que conseguiu quebrar durante estes anos, ultrapassando modelos muito mais caros e potentes, como o McLaren P1 GTR, o Porsche 918 e o Porsche 911 GT3 RS.
Embora tenhamos assistido recentemente à chegada da última grande evolução do modelo, o mais radical BAC Mono R, a verdade é que o monolugar britânico está com os dias contados, pois seu sucessor será apresentado no próximo mês de março, durante o Salão de Genebra 2020.
Antes da chegada do novo modelo, a empresa dos irmãos Briggs decidiu lançar uma nova edição limitada comemorativa para prestar homenagem ao modelo que se vai. Esta será uma das edições mais exclusivas do Mono, pois só foram fabricados 3 exemplares com estas especificações.
Cada um dos exemplares foi pintado em uma das cores corporativas da empresa, branco Iconic White, preto Carbon Black e vermelho Neon Red. O tom de branco é o mesmo que a marca utilizou no primeiro exemplar apresentado do modelo e é uma das cores de maior sucesso da linha. Todos os exemplares incluem o banco e o volante realizados à medida do proprietário, chassi e rodas de carbono exposto e as habituais placas identificativas de qualquer edição limitada. A nível técnico e de chassi não vamos encontrar novidades, mas com um preço próximo a 160.000 libras esterlinas, estes exemplares são um pouco mais caros que o resto das unidades regulares.