BASEADA NA NUVEM E NA INTELIGÊNCIA DE ENXAME: A NOVA GERAÇÃO DO SOFTWARE 3.0 APORTA UM TOQUE INOVADOR À FAMÍLIA ID.

“O novo software ID. 3.0 é uma melhoria para toda nossa família ID.: estamos levando nossos produtos a um nível superior de funcionalidade porque trabalhamos mais rápido, estamos melhor conectados e mais orientados ao cliente”, afirma Thomas Ulbrich, responsável de Desenvolvimento Técnico do Comitê Executivo da marca Volkswagen. “Uma vez mais, estamos cumprindo nosso objetivo de oferecer tecnologias e inovações de alta qualidade em todas as especificações”.
Sistemas avançados de assistência à condução, incluindo o ‘Travel Assist com dados de inteligência de enxame’
O sistema ‘Travel Assist com dados de inteligência de enxame’ incorporado de forma opcional mantém automaticamente o veículo no centro de sua faixa. Adapta-se ao estilo de condução e também pode manter o veículo mais à esquerda ou à direita de sua faixa em vez de exatamente no centro. Também pode manter a distância com o veículo que lhe precede e respeitar o limite de velocidade pré-estabelecido. A velocidade do veículo pode adaptar-se tanto aos limites de velocidade locais, como à função de assistência em curvas.
Novo sistema de controle por voz - reconhecimento rápido e resposta precisa
Com dois radares na parte traseira e usando ultrassons, o ‘Travel Assist com dados de enxame’ pode monitorar o tráfego ao redor e, em velocidades de 90 km/h ou mais em rodovia, também pode ajudar ativamente a mudar de faixa se for necessário. Uma vez ativado, a mudança de faixa pode ser iniciada e realizada através da indicação. Um requisito para isso é que os sensores não tenham detectado nenhum objeto nas proximidades do veículo e que o sistema detecte que o condutor não tenha levantado as mãos do volante capacitivo. Se isso for cumprido, o veículo se dirigirá então à faixa desejada. O condutor pode intervir a qualquer momento e assumir o controle da manobra.
Se estiverem à disposição dados de enxame anônimos procedentes de outros veículos Volkswagen, o novo ‘Travel Assist’ também pode prestar ajuda naquelas vias onde só há uma faixa sinalizada. O veículo simplesmente se situará dentro de um limite de faixa detectado para permanecer nele, por exemplo, em estradas rurais sem uma marca de faixa central. Os dados de enxame aumentam ainda mais a capacidade do ‘Travel Assist’ e melhoram a comodidade e a assistência ao cliente.
Park Assist Plus
O assistente inteligente ‘Park Assist Plus’ pode buscar uma vaga de estacionamento quando for ativado a partir do menu de estacionamento (até uma velocidade de 40 km/h para vagas de estacionamento em paralelo adequadas para o veículo e até 20 km/h para vagas em perpendicular) e realizar a manobra de estacionamento correspondente. Si desejar, o assistente pode estacionar de forma autônoma graças à ajuda dos sensores do ambiente, e assumir o controle total do carro, incluindo a direção, a aceleração, a frenagem e as mudanças de marcha. Para isso, o condutor deve parar na vaga de estacionamento escolhida, acionar o freio e ativar a manobra de estacionamento através do botão de início do menu de estacionamento. O assistente ‘Park Assist Plus’ também pode servir de ajuda nas manobras de estacionamento já iniciadas, completando o processo de parada. Também pode sair das vagas de estacionamento em paralelo.
Park Assist Plus com função de memória
Outra das novas funções práticas para os modelos ID. é o assistente opcional ‘Park Assist Plus com função de memória’. Graças a este inovador sistema de assistência ao condutor, o veículo pode memorizar até cinco manobras de estacionamento diferentes. A função de memória serve para armazenar informação sobre as manobras de estacionamento em velocidades inferiores a 40 km/h com uma distância percorrida de até 50 metros. Por exemplo, para estacionar em uma garagem habitual. O condutor só precisa estacionar uma vez e guardar a manobra de estacionamento. Assim, o veículo pode repetir a manobra de estacionamento guardada de forma autônoma. O condutor só precisa supervisionar o processo.
Telas melhoradas
O software ID. 3.0 também traz inúmeras melhorias nas telas e no sistema de infotainment. A ‘tela de realidade aumentada’ opcional, que projeta informação importante diretamente no campo de visão do para-brisa, foi expandida para incluir indicadores adicionais no campo de visão mais distante: além de mostrar o assistente de mudança de faixa ‘Travel Assist’ opcional, também mostra novos símbolos, por exemplo, de rotatórias e outra informação relevante sobre a distância do destino. As setas de pisca agora aparecem muito mais integradas no ambiente. No painel de comandos do ID., além da distância restante até chegar ao destino, também é mostrado o Estado de Carga SOC (State of Charge) em forma de porcentagem, junto a um símbolo de bateria que indica o nível de carga. “Estamos constantemente em contato com nossos clientes através do ID. Drivers Club. Por exemplo, muitos deles nos pediram que fosse incluído no veículo a informação em porcentagens, então fizemos isso”, destaca Silke Bagschik, diretora de Marketing da unidade de projetos ID. Digital e responsável de Vendas e Marketing da família ID.
A atualização do software também melhora o sistema opcional de navegação. Agora ele pode localizar o veículo com precisão na faixa dentro dos limites do sistema, o que lhe permite recomendar a tempo mudar de faixa nos cruzamentos e saídas da rodovia. O sinal correspondente à recomendação de mudança de faixa também aparece no ID. Light, a tira de luz que se encontra abaixo do para-brisa. Além disso, foram acrescentadas novas funções e agora também mostra alertas de riscos locais. Este serviço se baseia na tecnologia Car2X da Volkswagen: os carros se conectam diretamente e de forma local entre si através do padrão de rádio WLANp. Isso lhes permite compartilhar informação sobre situações específicas de tráfego, desde veículos avariados até ambulâncias, em tempo real.
Controle por voz otimizado
O controle por voz utiliza tecnologia de última geração e leva o desempenho ao próximo nível. Reconhece os comandos por voz de uma forma muito mais rápida e precisa, o que aumenta a facilidade de uso e o conforto na condução. Sua naturalidade na hora de falar converte o veículo em um interlocutor inteligente. O cliente pode iniciar o controle por voz tocando o volante e dizendo “Olá ID”: O sistema responde em questão de segundos. Além disso, a melhoria da qualidade de reconhecimento do controle por voz se situa agora em torno de 95%. O sistema, com seus microfones digitais, também reconhece se o condutor ou o passageiro dianteiro está falando, e segue devidamente as instruções, por exemplo, quando se trata da climatização de duas zonas.
O controle por voz entende expressões de uso corrente, perguntas e expressões coloquiais como, por exemplo: “Onde fica o restaurante japonês mais próximo em Berlim?”, ou “Está muito calor”. Além disso, faz perguntas quando é necessário e permite interrupções. O sistema responde de duas maneiras: online conectado à nuvem ou sem conexão a partir da informação armazenada no carro. O processo online garante um índice de reconhecimento e uma qualidade de resultados especialmente elevada, inclusive quando se buscam destinos específicos. O controle por voz natural está disponível para todos os modelos ID. disponíveis no mercado.
Carga da bateria de 77 kWh com uma potência máxima de até 135 kW
O software ID. 3.0 também apresenta grandes vantagens na hora de carregar o veículo. Os modelos com uma bateria de 77 kWh agora podem ser carregados a um máximo de 135 kW em vez de 125 kW em uma estação de carga de corrente contínua com energia suficiente. As melhorias na gestão térmica da bateria tornam a condução ainda mais eficiente e podem elevar a autonomia, especialmente em climas frios. Os clientes que quiserem economizar bateria podem ativar o novo modo Battery Care, que limita o nível de carga do SOC a 80%.
Planejador inteligente de rotas conectado à rede
O menu de carga, que agora aparece na tela inicial da grande tela táctil dos modelos ID. está estruturado de forma mais informativa e clara. Para os trajetos longos, o calculador de rotas online do sistema de navegação cria uma rota inteligente com várias paradas, que levará o usuário ao seu destino o mais rápido possível. Ele leva em consideração os dados do trânsito e da rota, assim como o nível de carga desejado ao chegar ao destino final e à metade do trajeto. As paradas de carga são avaliadas de forma dinâmica e são baseadas na saída das estações de carga. Como resultado, o planejamento da rota pode sugerir dois processos de carga curtos com alta potência em vez de um único processo longo com baixa potência.
A experiência digital do cliente está se tornando uma das principais prioridades da Volkswagen
À medida que a digitalização do automóvel aumenta, surgem novas interfaces com os clientes, tanto dentro como fora do veículo. Com sua estratégia ACCELERATE, a Volkswagen adaptou ainda mais os inúmeros processos às necessidades dos clientes, desde a fase de desenvolvimento inicial dos veículos até a ampla gama de serviços digitais e as visitas aos parceiros de serviço. As necessidades e os feddbacks dos clientes devem incorporar-se ainda mais em todas as etapas do desenvolvimento de veículos e serviços ao longo de todo o ciclo de vida do veículo. Isso está tornando a integração do software no veículo e a experiência digital do cliente as prioridades principais da Volkswagen.
Com a implementação da estratégia ACCELERATE, a marca Volkswagen irá preparar-se sistematicamente e com tempo suficiente para as profundas mudanças na indústria automobilística. De hoje até 2026, a marca terá investido cerca de 18 bilhões de euros nas questões fundamentais para o futuro da eletromobilidade, a hibridação e a digitalização. Como parte de sua ofensiva elétrica global, a Volkswagen aumentará a participação de vendas de veículos totalmente elétricos na Europa até superar 70%. Nos Estados Unidos e na China, a marca se propõe alcançar no mesmo período uma participação elétrica superior a 50%. Para conseguir isso, a Volkswagen lançará pelo menos um novo veículo elétrico a cada ano. O objetivo é eletrificar completamente a gama de modelos. Além disso, a Volkswagen se propõe ser neutra em carbono em 2050. A empresa também está acelerando as outras questões chave para o futuro: a integração do software no veículo e a experiência digital do cliente estão se convertendo nas prioridades principais. A Volkswagen está recorrendo a modelos de negócio baseados em dados para acessar novos grupos de clientes e aproveitar novas fontes de receita. A Volkswagen fará com que a condução autônoma esteja ao alcance de muitas pessoas antes de 2030. No processo, está reforçando sua posição como a marca mais atrativa para a mobilidade sustentável.