BIZZARRINI 5300 GT STRADA, A OBRA-PRIMA DE GIOTTO
No último dia 13 de maio faleceu o engenheiro e designer italiano Giotto Bizzarrini, justamente 55 anos depois do final da produção daquele que possivelmente foi seu modelo mais representativo e icônico, o Bizzarrini 5300 GT Strada.
Como podemos ver nas imagens, tratava-se de um gran turismo de atraentes linhas, que também contava com um desempenho mais do que digno. Não foi o primeiro carro projetado pelo engenheiro de Livorno, mas provavelmente representou o ápice de sua capacidade criativa.
Antes de fundar sua própria marca, Giotto Bizzarrini acumulou experiência na Alfa Romeo e principalmente na Ferrari, participando na criação de modelos da família F250 como o Testarossa, o California e o GTO, e colaborando com o engenheiro Carlo Chiti, com quem pouco depois fundou sua primeira empresa, a ATS, para produzir um modelo esportivo que, no entanto, não teve êxito.
Depois, o italiano trabalhou para a Iso Rivolta mas, após algumas desavenças com a direção com relação à versão de competição do Iso Grifo, em 1964 decidiu abrir seu próprio estúdio de design em sua cidade natal de Livorno. Assim nasceu a Bizzarrini Prototipi.
Bizzarrini foi direto ao ponto. Seu objetivo era concorrer com a elite de fabricantes italianos de esportivos com os quais havia trabalhado, da Ferrari à Lamborghini passando pela própria Iso, mas projetou um carro já orientado para a competição, muito básico (embora houvesse uma configuração com algumas comodidades extras, incluindo o rádio), que contava com a instrumentação no centro do painel e inclusive um banco do condutor muito baixo e fixo, que era fabricado na medida para cada cliente.
Apesar de ser um consagrado construtor de motores, Bizzarrini não projetou ele mesmo o motor do seu 3500 GT Strada, mas optou por uma unidade fabricada em série e fácil de ajustar caso fosse necessário, um bloco V8 de 5.3 litros de origem Chevrolet que em configuração padrão desenvolvia 360 cv, mas que posteriormente podia ser elevado até 400 cv com um kit de preparação.
A transmissão era manual de 4 velocidades, fabricada pela Borg-Warner, mas mesmo neste caso era possível optar entre várias relações de mudança. Com pouco menos de 4.5 metros de comprimento e 1.200 quilos de peso, o 5300 GT Strada acelerava de 0 a 100 km em 6.5 segundos e alcançava uma velocidade máxima de 250 km/h.
O estilo foi inspirado diretamente do Iso Grifo, obra de Giorgetto Giugiaro, caracterizado por um longo capô, que destacava a posição atrasada do V8. O Bizzarrini 5300 GT foi fabricado até 1969, e existem apenas 133 exemplares, que hoje alcançam preços muito elevados, superiores ao milhão de euros.