BMW ALPINA B5 GT: UM SÉRIE 5 COM MAIS PERSONALIDADE

A BMW prepara-se para apresentar em 2023 a nova geração do Série 5, geração G60, mas antes disso acontecer, a Alpina resolveu despedir-se da geração atual (G30) com uma edição limitada do seu B5.
A conhecida empresa alemã, que desde 2022 pertence ao BMW Group, lançou a sua derradeira versão do Série 5 atual e, pelo caminho, criou um modelo capaz de bater o todo poderoso BMW M5 em potência e em velocidade máxima.
O resultado é este Alpina B5 GT, que está disponível na versão sedan e perua (Touring) e terá uma produção limitada a apenas 250 exemplares.
Na base de todo este projeto está o conhecido motor V8 biturbo de 4.4 litros (N63 e não o S63 do M5) que encontramos no BMW M550i e que já entregava no B5 uma potência de 608 cv - contra 530 cv no M550i -, mas aqui recebeu uma nova admissão de ar e um software atualizado, passando a produzir 634 cv e 850 Nm.
Graças a isso, o novo Alpina B5 GT ultrapassa em potência não só o BMW M5 (600 cv), como também o BMW M5 Competition (625 cv). Mas perde para o BMW M5 CS por um simples cavalo de potência, que entrega 635 cv, mantendo a coroa do Série 5 mais potente já fabricado.
O torque é enviado às quatro rodas através de uma transmissão automática de 8 velocidades, que também foi atualizada, e que permite que o B5 GT seja capaz de acelerar dos 0 a 100 km/h em 3.4 segundos na configuração Sedan e em 3.6 na versão Touring.
Quanto à velocidade máxima, está fixada nos 330 km/h para o sedan e nos 322 km/h para a perua, sendo que em qualquer um dos casos é sempre superior aos 305 km/h anunciados pelo BMW M5 CS.
Mais potente e com uma voz mais rouca, graças ao novo sistema de escape, o B5 GT recebeu ainda melhorias na direção, que a Alpina garante estar ainda mais precisa e comunicativa, e na versão Touring apresenta um eixo traseiro rebaixado, para melhorar o centro de gravidade.
Os freios também mereceram a atenção dos engenheiros da Alpina. Seja qual for a versão, o B5 GT está sempre equipado com discos Brembo de 395 mm de diâmetro na frente e 398 mm de diâmetro atrás.
Para acompanhar as melhorias mecânicas, a Alpina propõe uma estética ainda mais exclusiva, embora a base seja semelhante em tudo ao que já conhecíamos do Alpina B5 convencional.
Destacam-se os para-choques esportivos, na dianteira e na traseira, sempre pintados totalmente na mesma cor da carroceria (uma assinatura da marca), os diversos apontamentos aerodinâmicos, as típicas quatro ponteiras de escape e as rodas Alpina Classic de 20 polegadas em tom dourado.
No interior, além das várias configurações de cores e materiais possíveis, destaca-se o novo volante, com o logotipo da Alpina no centro, as inserções em madeira e claro, uma placa numerada no console central que atesta que este não é um B5 qualquer, mas sim uma série limitada.
Já podendo ser encomendado, o novo Alpina B5 GT está disponível na Alemanha com preços começando em 145.500 euros na versão Sedan e 148.500 euros na versão Touring. As entregas começam no próximo mês de julho.