BMW CONSTRUIRÁ NA REPÚBLICA CHECA UMA PISTA DE TESTES PARA SEUS VEÍCULOS AUTÔNOMOS

A BMW não quer ficar para trás na corrida pelo desenvolvimento das tecnologias mais eficazes e avançadas em relação à condução autônoma. Será um dos pilares mais importantes, junto com o conceito chamado de ‘carro conectado’ e a mobilidade elétrica, para o futuro da indústria automobilística. Os últimos lançamentos da marca alemã já contam com sistemas de assistência à condução bem avançados, mas o objetivo final é lançar um veículo capaz de circular sem que o condutor tenha que intervir.
Partindo dessa premissa, a BMW realizará um investimento milionário na República Checa para construir um centro relacionado com a condução autônoma. Na verdade, o fabricante de automóveis investirá 100 milhões de euros para construir uma pista de testes no país checo para poder realizar todos os tipos de testes relacionados com o desenvolvimento de automóveis elétricos e autônomos.
Embora sem entrar muito em detalhes, a BMW espera que estas instalações estejam prontas para começar a funcionar a partir da próxima década. A imagem que aparece foi divulgada pela empresa para adiantar algumas das características desse circuito de testes. Podemos ver todo tipo de intersecções, rotatórias e estradas, onde os protótipos da BMW poderão rodar muitos quilômetros em um ambiente seguro e controlado.
Além da economia conseguida pelo custo da mão de obra na República Checa em relação a outros países europeus como a Alemanha e a França, por exemplo, um porta-voz da marca assinalou que a escolha do território checo não foi casual, já que ali contam com o espaço necessário para poder construir essa pista de testes. Algo que não teria sido possível, por exemplo, em Munich. O centro de testes será localizado em Sokolov e terá uma área de 500 hectares.
O BMW Group tem fixado como objetivo mais próximo, o lançamento da versão de produção do BMW iNEXT Concept para o ano 2021. Será um veículo totalmente elétrico, contará com toda a tecnologia de condução mais avançada que foi desenvolvida pela empresa alemã até esse momento. Por isso, estas instalações serão muito importantes para o futuro do iNEXT.
Lembrando ainda que a BMW estabeleceu um acordo estratégico de colaboração com a Intel, Mobileye, Delphi, Continental e Fiat Chrysler Automobiles, para trabalhar no campo da condução autônoma. Esta aliança também terá um papel fundamental.