BMW X4 M COMPETITION MHX4 600 BY MANHART: PARA OS QUE QUEREM UM POUCO MAIS DE AGRESSIVIDADE
Já faz alguns meses que a BMW apresentou os renovados X3 M e X4 M, assim como suas selvagens versões Competition. Ambos os modelos chegam com uma estética específica, uma regulagem própria da versão mais esportiva da marca e um interessante motor em suas entranhas. Agora, os mais inconformistas também terão à sua disposição o Manhart MHX4 600.
De série os modelos de Munich equipam um motor de 6 cilindros em linha que aporta um impressionante desempenho. A unidade, de elevado regime de giro, dispõe da tecnologia M TwinPower Turbo e com sua cilindrada de 3.0 litros gera uma potência máxima de 480 cv a 6.250 rpm e um torque máximo de 600 Nm entre 2.600 e 5.600 rpm.
Aqueles que acharem isso pouco, podem optar pela versão deste motor biturbo desenvolvida para os BMW X3 M Competition e BMW X4 M Competition. Ele eleva a cifra de potência em 30 cv e alcança 510 cv. Os primeiros aceleram de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos, enquanto que a versões Competition chegam aos 100 km/h em 4.1 segundos.
A nível estético também surgem diversos elementos com desenho específico M, pensados para otimizar o fluxo de ar da refrigeração e a aerodinâmica. Mas sabemos que no mundo dos especialistas do mercado de acessórios há muito inconformista solto. É o caso da Manhart, que preparou um produto redondo.
Em seu exterior se veste de preto brilhante com adesivos cinza para obter uma aparência muito mais sinistra. Sua altura diminuiu em 30 mm graças às novas molas assinadas pela H&R, que se combinam com um jogo de rodas de liga leve Alpina em tamanho de 22 polegadas. Estão calçadas com pneus de alto desempenho.
Os pneus apresentam dimensões de 255/35 ZR22 no eixo dianteiro e 295/30 ZR22 no traseiro. Também se pode escolher um jogo de rodas Concave One como opcional. Estas medem 21 x 9 na dianteira e 21 x 10.5 na traseira. Neste caso, estão calçadas com pneus de alto desempenho em dimensões 265/35 na frente e 305/30 atrás.
Tampouco falta a fibra de carbono em elementos como o divisor dianteiro, as entradas de ar, as saias laterais, as carcaças de espelhos e o difusor traseiro com quatro saídas de escape redondas. Podem ser encontrados mais componentes de fibra de carbono no interior. Todos os logotipos da BMW foram substituídos pelo emblema da Manhart.
Como seu próprio nome indica, o poderoso motor de 6 cilindros e 3.0 litros passaram dos 510 cv e 650 Nm originais para nada depreciáveis 635 cv e 780 Nm. Foi possível graças a uma atualização MHtronik Powerbox no software da ECU, tubos de corridas opcionais sem catalisadores e ao novo sistema de escape de alto desempenho.
O novo sistema de escape tem a função de controle de válvulas e quatro tubos de 100 mm de diâmetro. A Manhart permite eliminar os catalisadores e os filtros OPF/GPF padrão. Em relação ao desempenho, a Manhart não anunciou por enquanto as cifras, mas logo descobriremos. Seu preço começa nos 120.000 euros.