BMW X4 M40i BY DÄHLER: O PREPARADOR SUÍÇO LEVA O SUV ALEMÃO AOS 430 CV
O rei indiscutível da linha X4 da BMW é a versão M Competition, capaz de alcançar os 510 cv de potência, mas o segundo prato do catálogo, o X4 M40i, também é uma versão interessante, que de série oferece uma respeitável potência de 306 cv.
Para todos aqueles clientes que não estão satisfeitos com a potência do M40i, o especialista suíço Dähler oferece um pacote de medidas para elevar essa cifra, além de elementos estéticos que alteram o aspecto do SUV alemão de forma notável.
Como qualquer preparação que se preze, este trabalho da Dähler começa com a carroceria. Destaca-se uma traseira totalmente nova, com novo difusor e quatro saídas de escape, neste caso disponível em acabamento prateado ou preto brilhante, a escolher.
Tampouco faltam elementos aerodinâmicos na frente, e um jogo de rodas de 21 polegadas de diâmetro com pneus medindo 245/40 R21 na dianteira e 285/35 R21 na traseira. Além disso, opcionalmente podem ser equipadas rodas de 22 polegadas com pneus 255/35 R22 e 305/30 R22.
Além de um novo aspecto exterior, o preparador também colocou a mão na suspensão, que conta com um ajuste específico e componentes como molas esportivas que rebaixam a altura do modelo em 25 milímetros. Também oferece uma suspensão de regulagem eletromecânica que pode ser ajustada a partir do habitáculo.
Por último, o habitáculo incorpora alguns detalhes específicos, como uma pedaleira de alumínio da linha ‘Dähler Competition Line’ e um estofamento de couro e tecido Alcantara.
O mais interessante neste BMW tem a ver com o motor. A Dähler oferece dois kits de melhoria para o M40i, com dois níveis de potência distintos, e cabe lembrar que, recém-saído de fábrica, o modelo entrega 360 cv e 500 Nm. Além disso, a empresa planeja oferecer em um futuro melhorias mecânicas para todos os motores do X4, tanto gasolina como diesel.
A primeira etapa eleva a potência até os 410 cv e o torque máximo até os 610 Nm, enquanto que o segundo escalão alcança os 430 cv e 630 Nm, ou seja, 70 cv e 130 Nm adicionais. Em ambos os casos, as principais mudanças têm a ver com a gestão eletrônica do motor de 6 cilindros.