BMW Z8 ROADSTER QUE PERTENCEU A STEVE JOBS SERÁ LEILOADO EM NEW YORK

Steve Jobs nunca foi um amante declarado dos automóveis esportivos, no entanto, parece que suas preferências eram relacionadas com os modelos da Alemanha. Contava, entre outros, com um Mercedes-Benz SL, um Porsche 928 e também dispunha de um BMW Z8, um exemplar que agora será leiloado em New York.
Essa unidade foi entregue a Steve Jobs em 6 de outubro do ano de 2000 e esteve em seu poder até 2003 e pelo que consta na descrição do lote, Jobs foi convencido por Larry Ellison, o CEO da Oracle, para que ficasse com um desses modelos. O estilo do Z8 era e segue sendo fantástico, um design inspirado claramente no clássico BMW 507 e radicalmente diferente de tudo o que era comercializado pela marca de Munich até então.
Steve Jobs solicitou sua unidade do Z8 com uma combinação muito sóbria e elegante, carroceria em cinza e interior em couro preto. Nas imagens do interior podemos perceber porque o Z8 era uma peça de design, seus relógios são embutidos e nivelados na parte central de um painel muito inclinado, com um atraente acabamento em dois tons. O console central está dividido em duas partes, sobre o painel e o próprio túnel central, com acabamentos também em tons metálicos e uma tampa que oculta o sistema de áudio.
O perfil da carroceria mostra linhas que imitam levemente as formas do clássico 507, assim como os faróis dianteiros. Na parte frontal se aprecia mais a influência do modelo clássico, enquanto que na zaga a composição das delgadas lanternas traseiras com a afilada traseira sugere um aspecto bem moderno, em um alto contraste com a frente de marcado aspecto retro. O responsável por esta obra foi Henrik Fisker em sua passagem pela BMW.
Em termos mecânicos surge com o mesmo motor V8 de 4.9 litros e 400 cv que equipava na época o BMW M5 E39. Com esse bloco o Z8 se colocava no mesmo nível do esportivo V8 de referência do momento, o Ferrari F360 Modena, mas em comparação, o modelo alemão era consideravelmente mais barato. Curiosamente, alguns jornais e revistas da época testaram seu desempenho e o Z8 superava o F360 Modena em aspectos como a aceleração, dirigibilidade e freios, mas não em velocidade máxima, já que como todos os modelos da marca, já era limitada a 250 km/h.
Um exemplar atual do Z8 em perfeito estado como este, com cerca de 15.000 milhas (24.000 km), pode ser encontrado por um valor entre 170.000 e 250.000 dólares. A RM Sotheby’s o venderá em um leilão no próximo dia 6 de dezembro em seu evento ‘Icons of New York’ com uma estimativa que situa seu preço final entre 300.000 e 400.000 dólares. Um valor que não chega a ser absurdo, considerando seu estado de conservação e histórico de propriedade.