BRM P15 V16 VOLTA A REASCER E O SEU SOM PODE SER OUVIDO DE LONGE
Serão construídas apenas três exclusivas unidades e todas elas serão impulsionadas por um motor de 16 cilindros que talvez seja um grande desconhecido dos tempos atuais, mas que desfrutou de sua época dourada há cerca de 70 anos atrás. Agora, a empresa BRM quis trazê-lo de volta e deixou um vídeo muito interessante protagonizado pelo propulsor P15 V16.
Trata-se de um motor V16 sobrealimentado que originalmente foi projetado em 1947 para competir na Fórmula 1, sendo Juan Manuel Fangio a personalidade mais destacada a lidar com este pequeno monstro. Dizemos isso porque este propulsor é realmente pequeno pois sua capacidade é de apenas 1.5 litros, mas é capaz de entregar nada menos que 600 cv de potência a gloriosas 12.000 rpm. Uma cifra muito elevada que tem como principal responsável um compressor centrífugo com uma pressão de sobrealimentação de 5.7 bars.
O resultado final é um conjunto que emite um som muito intenso, próprio de um veículo de competição, e que vem acompanhado por labaredas espetaculares pois não conta com qualquer restrição no escape. Por enquanto, este motor só foi montado em um banco de testes para comprovar seu potencial, mas dentro de muito pouco tempo conhecerá o chassi e a carroceria que o acompanharão em sua nova aventura.
“Ver gente como Pampas Bull (José Froilán González) e, em particular, a Fangio, dominar o poder do V16 foi muito especial. O fabuloso ruído do motor ainda ressoa em meus ouvidos 70 anos depois! De uma maneira egoísta, sempre sonhei em voltar a escutar esse som, mas agora também me encantaria compartilhar essa sensação com os demais. Escutar o V16 uivar a toda velocidade pela primeira vez é algo especial, que você nunca se esquece”, comenta John Owen, atual responsável da BRM.
Owen, filho do fundador da BRM (Sir Alfred Owen), foi o principal responsável pelo regresso do mítico monolugar britânico e que com apenas 10 anos viu pela primeira vez a Fangio pilotar o P15 V16, de modo que desde então ficou deslumbrado e seu sonho era trazer de novo à vida essa joia sobre rodas. Com a ajuda da empresa Hall and Hall ele conseguiu e espera-se que seus futuros proprietários saibam desfrutá-lo como merece.