BUGATTI CHIRON PROFILÉE: UM ONE-OFF QUE SERÁ LEILOADO EM PARIS
Assim como o Veyron, o Chiron gerou múltiplas edições especiais ao longo do seu ciclo de vida. O Profilée seria mais uma delas, já que a Bugatti havia previsto uma pequena produção, mas pelo fato de terem sido esgotados os 500 ‘lugares’ de fabricação, no final acabou sendo um exemplar único (one-off).
Embora a marca de Molsheim já soubesse que não poderiam fabricar mais nenhuma unidade, o desenvolvimento continuou e o carro o foi terminado. O resultado é um hiperesportivo tão exclusivo como o La Voiture Noire, do qual igualmente só foi fabricado um exemplar.
O trabalho no Chiron Profilée começou no outono europeu de 2020 depois que a Bugatti recebeu solicitações de clientes que queriam uma interpretação menos extrema do Pur Sport. Assim, prescinde do enorme aerofólio traseiro em favor de uma asa aerodinâmica muito mais sutil, que mantém o carro grudado na estrada a 380 km/h, sua velocidade máxima.
Na parte dianteira, as entradas de ar são maiores que no Chiron padrão e a grade de ferradura também tem um tamanho maior para ampliar a refrigeração. O fluxo de ar é otimizado ainda mais com um splitter redesenhado, que também eleva a carga aerodinâmica no eixo dianteiro.
A Bugatti pintou este hipercarro único em um exclusivo tom Argent Atlantique, combinado com fibra de carbono exposta e a cor Bleu Royal Carbon para a parte inferior da carroceria. As rodas do Profilée tampouco são compartilhadas com nenhum outro Chiron e se misturam com a parte inferior da carroceria. Os detalhes de alumínio polido completam as mudanças no exterior.
No chassi, as molas da suspensão são 10% mais rígidas que as do Pur Sport e o eixo traseiro adota melhorias para aumentar a tração em curvas. A Bugatti afirma que estas mudanças foram realizadas sem afetar negativamente o alto nível de conforto da linha Chiron.
No Profilée, o motor W16 de 8.0 litros e 4 turbos rende 1.500 cv, uma cifra inferior aos 1.600 cv de outras derivações do Chiron, como o Centodieci e o Super Sport 300 . No entanto, com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2.3 segundos e um 0 a 200 km/h em 5.5 segundos, este ‘carrão’ é um dos veículos de produção mais rápidos da história.
A velocidade máxima que mencionávamos antes, 380 km/h, é 30 km/h superior à do Pur Sport, que alcança ‘apenas’ 350 km/h. As relações de transmissão foram encurtadas em 15% em comparação com as do Chiron Sport.
O luxuoso habitáculo é o primeiro de um Chiron a ter um acabamento de couro trançado, após utilizar mais de 2.500 metros de tiras de couro. Os bancos são forrados em couro Cinza Rafale e Azul Profundo com um padrão de acolchoado Air Parade. A Bugatti atualizou o console central para incluir uma moldura anodizada preta com o nome do veículo.
A RM Sotheby’s leiloará o carro no próximo dia 1º de fevereiro em Paris e a Bugatti afirma que uma parte da receita será destinada a uma causa beneficente. Cabe lembrar que o Profilée é a última oportunidade de comprar um carro novo da marca francesa com motor W16, já que o Mistral e o Bolide de pista já esgotaram.