CALSONIC KANSEI ADQUIRE MAGNETI MARELLI POR 6.2 BILHÕES DE EUROS

Acaba de nascer mais um autêntico gigante no mercado de componentes para a indústria automobilística. Nos últimos meses se considerava a possibilidade de que a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vendesse uma das empresas do seu grupo automobilístico. Uma possibilidade que finalmente se viu materializada com uma importante operação que foi concluída. A japonesa Calsonic Kansei comprou a empresa italiana Magneti Marelli.
A venda da Magneti Marelli foi fechada em uma operação no valor de 6.2 bilhões de euros. Assim anunciou o próprio grupo japonês, que busca consolidar sua posição internacional com essa relevante aquisição. A empresa japonesa assinalou em um comunicado que a fusão entre as duas empresas dará vida ao sétimo grupo no mercado de componentes para a indústria automobilística a nível global.
Uma vez estabelecida a fusão esperam alcançar receitas anuais de aproximadamente 15.2 bilhões de euros. A operação, já fechada por ambas as partes, está agora pendente de receber luz verde por parte das autoridades reguladoras, algo que ocorrerá no primeiro semestre de 2019.
Trata-se de uma operação de suma importância para a Fiat Chrysler Automobiles. Até o recente falecimento de Sergio Marchionne vinha se especulando com a possibilidade de que o grupo automobilístico formado por algumas das marcas de carros mais importantes do mundo se livrasse de algumas das empresas que fazem parte deste conglomerado automobilístico.
A Magneti Marelli, fundada em 1919, passou a fazer parte da Fiat em 1967. Emprega mais de 30.000 funcionários e seu faturamento ronda os 5 bilhões de euros anuais. Entre suas especialidades se encontra o desenvolvimento de sistemas inteligentes para segurança ativa e passiva de veículos. Entre suas linhas de negócio também se encontram componentes relacionados com a iluminação, suspensão e sistemas de escape, entre outros.
Após a fusão com a japonesa Calsonic Kansei a empresa resultante passará a chamar-se Magneti Marelli CK Holdings e manterá sua sede em Corbetta, na Itália.