CARRO QUE É FRUTO DA COLABORAÇÃO ENTRE HUAWEI E BAIC SERÁ APRESENTADO ESTE MÊS

Além da corrida elétrica, recentemente temos visto como algumas empresas especializadas em tecnologia como celulares, computadores e dispositivos em geral começam a interessar-se pelo mundo automobilístico. A chinesa Huawei é uma delas e já está há algum tempo trabalhando com a BAIC para a criação de um carro elétrico que está prestes a ser apresentado. Trata-se do Arcfox AlphaS HBT, que operará com hardware da Huawei, incluindo o sistema de condução autônoma de nível 3.
A Arcfox é uma marca sob o guarda-chuva da BAIC, que pertence a um dos ramos do conglomerado que se dedica a produzir somente carros elétricos. Na verdade, o modelo Arcfox AlphaS já havia sido apresentando um tempo atrás, mas agora leva as siglas HBT, será uma versão premium com tecnologia desenvolvida pelo gigante tecnológico Huawei.
Este veículo foi adiantado em um teaser e o seu lançamento está programado para o próximo dia 17 de abril. Por enquanto não há especificações totalmente reveladas. Mas se sabe que além de ser elétrico e apontar o segmento premium, contará com tecnologia de condução autônoma de nível 3, que foi desenvolvida pela Huawei com a inclusão de 12 câmeras, radares, laser, ultrassom e até um chip próprio da Huawei que pode processar até 352 terabytes de informação por segundo.
A intervenção da Huawei não para por aí, pois pretendem ser fornecedores de hardware para a indústria automobilística, com o mesmo sistema operacional da interface do carro, baseado no Harmony OS que eles mesmos desenvolveram depois do desastre com o governo americano e o Google. Por fim, também serão responsáveis de equipá-lo com a tecnologia 5G. Na verdade, tudo isso não é novo para a Huawei, pois já trabalharam nesse sentido com outras marcas e grupos por anos. Recentemente assinaram uma colaboração com a Daimler, General Motors e SAIC Motors.
No dia 17 de abril conheceremos todos os seus detalhes, mas sabemos que tentará coisas grandes, pois pelo menos para o modelo Arcfox AlphaS que já foi apresentado, a marca anunciou até 707 km de autonomia. Retomando o tema da Huawei, a tecnologia parece ser o maior interesse por enquanto, sendo fornecedor deste tipo de elementos, mas não entrar totalmente no projeto e produção de carros, como aparentemente querem fazer a Xiaomi e a Apple.