ESTE É O SF5, O PRIMEIRO CARRO DA HUAWEI

Embora todos conheçam a Huawei por fabricar smartphones, a empresa chinesa se uniu à recente corrente que impera entre algumas empresas tecnológicas: lançar seu próprio modelo sustentável. O SF5 é o primeiro automóvel da Huawei criado conjuntamente com a Cyrus e comercializado sob a marca Seres.
Trata-se de um crossover que mede 4.700 mm de comprimento, 1.930 mm de largura e 1.625 mm de altura. Com uma distância entre-eixos de 2.875 mm, conta com dimensões parecidas às do Audi Q5. Em seu design exterior destacam-se, além de distintivas luzes LED de condução diurna, uma grade de malha, a ausência de maçanetas e a existência de um pequeno teto solar. Tudo isso envolvido em uma carroceria de linhas fluidas.
Levando em conta a presença da Huawei, o mais interessante está no interior do veículo. O habitáculo exibe molduras de madeira, detalhes metálicos e um sistema de iluminação ambiental. A isso há que somar os bancos dianteiros que contam com funções de aquecimento, ventilação e massagem, além do para-brisa que é de dupla camada para contribuir com o isolamento acústico do modelo.
O SF5 conta com um volante de dois raios, quadro de instrumentos digital e uma tela central com formato tablet, que é a encarregada de abrigar um sistema de infotainment de alta tecnologia que tem reconhecimento de voz. Além disso, se conecta ao telefone e transfere automaticamente a música e a informação de navegação. O sistema de áudio está equipado com onze alto-falantes e dois subwoofers.
A nível tecnológico, o carro da Huawei foi equipado com um radar de ondas milimétricas, sensores ultrassônicos e várias câmeras. Tecnologia que se combina com assistentes como o controle de cruzeiro adaptativo, o assistente para congestionamentos, a frenagem automática de emergência, o assistente de manutenção de faixa e o alerta de colisão frontal.
A Huawei não deu muitos detalhes sobre a configuração mecânica, mas revelou que o SF5 será impulsionado por um sistema híbrido que estará composto por um motor de 4 cilindros e 1.5 litros que atua como gerador, ao qual se somam dois propulsores elétricos. A potência combinada é de 550 cv e 820 Nm de torque máximo.
Sua bateria lhe proporciona uma autonomia elétrica de 180 km e, além disso, o SF5 também pode atuar como bateria para servir como ponto de energia para outros carros zero emissões ou para qualquer eletrodoméstico. As primeiras entregas estão programadas para maio e seu preço de acesso será o equivalente a 183.200 reais.