CATERHAM EV SEVEN CONCEPT: ADIANTANDO UM FUTURO ESPORTIVO ELÉTRICO

Já faz muitos anos que circulam rumores sobre um futuro Caterham alimentado por baterias. Embora até o momento não houvesse uma confirmação oficial por parte da marca, acaba de ser apresentado um protótipo elétrico que confirma pelo menos que a empresa britânica já está fazendo experiências com este tipo de veículos.
O chamado Caterham EV Seven Concept, que será apresentado no próximo Goodwood Festival of Speed, no mês de julho, segue a mesma receita dos esportivos da casa, mas substitui o motor a gasolina por um sistema de propulsão totalmente elétrico. Por enquanto, trata-se de um adiantamento sobre o futuro esportivo de zero emissões da Caterham.
Para ajudar no desenvolvimento, a empresa recorreu à Swindon Powertrain, um especialista que fornece o motor elétrico e os componentes auxiliares. No caso do protótipo, a potência máxima do motor é de 243 cv, enquanto o torque atinge 250 Nm.
Graças a estas cifras, anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em torno de 4.0 segundos, mas não foi especificada a velocidade máxima do modelo. O que foi comentado pela Caterham em sua nota de imprensa é que o protótipo equipa uma bateria de 52 kWh de capacidade bruta ou 40 kWh de capacidade útil.
Embora tampouco tenha dado cifras concretas de autonomia, a Caterham afirma que este brinquedo de circuito permite rodar em pista durante cerca de 20 minutos, tendo depois que parar durante 15 minutos para recarregar a bateria (a um máximo de 152 kW), para rodar outros 20 minutos.
Segundo a Caterham, a bateria do concept tem um ‘buffer’ maior que em um carro elétrico convencional, para permitir um uso intenso em circuito seguido de recarga rápida. O modelo incorpora também um sistema de frenagem regenerativa.
O fabricante assegura também que o carro pesa apenas 700 quilos, o que significa somente 70 quilos a mais que o Caterham Seven 485 de produção. Além disso, se beneficia das melhorias do Seven 420 Cup, como um diferencial autoblocante e amortecedores Bilstein ajustáveis.
Por enquanto a Caterham não pretende levar este modelo à produção, como afirmado pela própria marca, mas o utilizará como “um banco de testes para ver como funciona um propulsor elétrico para o uso específico de nossos clientes”. De qualquer forma, a marca está preparando um segundo protótipo elétrico que conheceremos também neste ano de 2023.