CATERHAM SEVEN 170: BUSCANDO A CURTIÇÃO MÁXIMA COM O MÍNIMO PESO

A Caterham, o emblemático fabricante britânico de carros esportivos, encontra-se vivendo um momento crucial. Está terminando todos os detalhes para iniciar seu processo de transição para a mobilidade totalmente elétrica. Uma mudança que marcará o futuro mais imediato da empresa se considerarmos que lida em um mercado de nicho. No entanto, entra em cena um Caterham Seven 100% elétrico, com a apresentação de uma nova e interessante criação, o novo Caterham Seven 170.
Se existe algo que a linha Seven pode se orgulhar, é que oferece uma relação entre peso e potência extraordinária. Um modelo que prescinde de tudo que é banal e que não seja estritamente necessário para oferecer uma experiência de condução mais pura possível. No entanto, com o novo Seven 170 vai um passo além em termos de peso e de sensações.
O novo Seven 170 que acaba de ser apresentado pela Caterham conta com um peso pluma. Estamos diante do Caterham mais leve já fabricado, já que marca um peso de apenas 440 kg. Isso, unido ao ajuste do chassi, assim como da parte mecânica, abre um leque de possibilidades de curtição. Agora, não só foi rebaixado o peso, mas também foram modificadas as dimensões do veículo.
Estamos diante do Seven mais estreito da linha com somente 1.470 mm de largura. É mais delgado que o modelo ao qual substitui, o Seven 160. Onde não há mudanças é no motor. A potência chega através de um bloco de 660 cc e 3 cilindros de origem Suzuki que desenvolve 85 cv e 116 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades e a potência é enviada ao eixo traseiro. A velocidade máxima atinge 169 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos.
Estão disponíveis duas versões. Por um lado, temos o Caterham Seven 170S orientado ao conforto e em cujo equipamento surgem elementos como um estofamento de couro e o climatizador. E por outra parte está o novo Caterham Seven 170R, um modelo focado na condução em pista. Dispõe de bancos de corrida com cintos de apoio e uma suspensão mais firme. Aliás, é a versão 170R a que alcança a mencionada marca dos 440 kg de peso.
Em relação ao preço, esperava-se que essa redução de peso se traduzisse em um encarecimento do veículo devido ao uso de materiais leves. Mas nada mais longe da realidade. Estamos diante do modelo de acesso à linha Seven. Tem um preço de saída de 22.990 libras esterlinas (170.000 reais). Já se encontra à venda em formato de kit ou completamente construído e pronto para funcionar.