CHANGAN UNI-V: UM SEDAN QUE ESTÁ ATRAPALHANDO A VIDA DOS MODELOS EUROPEUS NA CHINA
A rivalidade entre as marcas europeias e asiáticas dentro da China é brutal. A extensa gama de opções tem um novo integrante que os fabricantes do Velho Continente que projetam e produzem modelos especiais para este mercado estão temendo seriamente. O Skoda Octavia Pro, um modelo muito diferente do vendido na Europa e que era o rei do mercado chinês, está sofrendo as consequências, pois a Changan conseguiu superá-lo com mais de 15.600 unidades vendidas desde o último mês de julho.
O Changan UNI-V, um sedan com um design elegante, esportivo e futurista, que mede 4.680 mm de comprimento e tem uma distância entre os eixos de 2.750 mm, superou aquele que até agora era um dos modelos dominantes no gigante asiático, o Octavia Pro. A isso se soma um estilo que se destaca especialmente na parte frontal, com finos e rasgados faróis dianteiros, com uma grande grade fechada com um painel decorativo e com aberturas laterais que alojam pontos de LED para a luz diurna.
O alongado perfil é próprio de um modelo de cinco portas, com uma linha de teto que cai suavemente a partir das portas traseiras terminando em uma grande tampa traseira. Os espelhos retrovisores estão fixados nos painéis das portas, o único elemento que se destaca nas laterais porque as maçanetas das portas estão embutidas nas mesmas. A traseira conta com grandes lanternas que se estendem entre as extremidades, somando uma inserção como um difusor aerodinâmico com a terceira luz de freio ao mais puro estilo da Fórmula 1, e um spoiler sobre a borda da tampa do porta-malas.
Mas se surpreende por fora, por dentro também. O painel apresenta um desenho muito envolvente, com duas grandes telas para o quadro de instrumentos, atrás de um volante com a parte superior e inferior do aro achatados e uma tela digital para o sistema multimídia. Um estilo que lembra os ‘i-Cockpit’ da Peugeot, e do qual a Changan afirma que o condutor tem apenas que deslocar os olhos em um ângulo de 10º para conhecer a informação mais relevante.
O Changan UNI-V é oferecido com dois motores a gasolina turbo, de 4 cilindros de 1.5 e 2.0 litros, com potências máximas de 188 e 232 cv. Ambos surgem acoplados a uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 velocidades, embora o segundo também possa dispor de uma caixa automática de 8 relações. Esta última inclui um modo de condução chamado ‘Super Race’ que modifica o funcionamento da direção, mais dura, aciona o spoiler traseiro, o som do escape altera e mostra um medidor da pressão do turbo.