CHERY OMODA 5: O NOVO SUV CHINÊS QUER SEU ESPAÇO NA EUROPA
Ninguém se surpreende mais ao encontrar um veículo chinês rodando pelas ruas de todo o mundo, principalmente no apetitoso mercado europeu, onde são várias as marcas procedentes da China que optaram em desbravar o Velho Continente. A mais recente a somar-se a esta conquista é a Chery, um dos 10 principais fabricantes de automóveis do gigante asiático, cuja proposta é um SUV de tamanho compacto denominado Omoda 5.
A empresa quer diferenciar-se do resto dos concorrentes locais por sua estética e tecnologia. Para o primeiro, a Chery se apoia em uma linguagem de design ‘Art in Motion’ baseada na ideia de que as linhas funcionais também podem ser “incrivelmente bonitas, palpáveis, vistas do exterior e experimentadas ao volante”. Destacam-se uma elegante grade, um teto flutuante, rodas de liga leve bitom de 18 polegadas, iluminação LED, luzes de circulação diurna em forma de T, intermitentes dinâmicos, assim como uma carroceria em formato fastback que “enfatiza a esportividade, reduz a resistência aerodinâmica e reduz o consumo de combustível”.
Quanto ao interior, este SUV de 4.4 metros de comprimento por 1.82 de largura e 1.58 de altura oferece um habitáculo cujo painel lembra o dos últimos lançamentos da KIA, com uma tela dupla de alta definição de 10.25 polegadas pensada para mostrar a informação do sistema multimídia e do quadro de instrumentos. Dispõe de bancos esportivos - com aquecimento e ventilação - em couro ecológico perfurado, climatização inteligente, sistema de carga por indução para o telefone móvel, assim como um pacote de ajudas à condução integrado pelos seguintes assistentes: controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência autônoma, alerta de mudança de faixa, manutenção de faixa, detecção do ângulo morto e mudança automática de luzes.
O SUV chinês se sustenta sobre uma plataforma T1X projetada para oferecer “mais espaço no interior, assim como excelentes capacidades off-road: distância do solo, ângulos de entrada e saída”. Debaixo do capô encontra-se um motor turbo a gasolina que fica com todo o protagonismo, já que será o único disponível na sua chegada à Europa. Estamos falando de um propulsor de 1.6 litros que desenvolve 185 cv de potência e um torque máximo de 290 Nm, entre 2.000 e 4.000 rpm, associado a uma transmissão automática de dupla embreagem com 7 velocidades, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7.8 segundos.
Más adiante, o fabricante chinês oferecerá o Omoda 5 em versão 100% elétrica. Ainda não há dados oficiais, mas tudo parece indicar que utilizará um motor síncrono de ímãs permanentes com 204 cv de potência, com um pacote de baterias de 64 kWh de capacidade com o qual poderá rodar cerca de 450 quilômetros entre cargas, passando de 20 a 80% em 35 minutos.
Embora a Chery já tenha informado que o Omoda 5 chegará ao mercado europeu no final deste ano, ainda não divulgou os preços, que começarão abaixo dos 30.000 euros. Quando desembarcar, será oferecido com uma garantia de cinco anos ou 150.000 km e estará disponível em dois acabamentos: Confort e Premium, com o fabricante implementando uma extensa rede própria de concessionários e centros de pós-venda em determinados mercados da Europa.
“O Omoda 5 chega no final deste ano como o primeiro modelo da nova marca da Chery, que surgiu em 2023 para oferecer veículos de grande beleza, alta qualidade e muitas soluções tecnológicas, com o objetivo de que seus ocupantes desfrutem em cada metro de asfalto de uma experiência diferente. Um veículo de tamanho compacto concebido para quem busca uma condução ativa, mas sem preocupações; dinâmica, mas centrada no prazer… com a confiança de contar com o respaldo de um fabricante que equipou o Omoda 5 com as maiores doses de tecnologia, conforto e segurança que existe no mercado”, destaca a empresa chinesa.