CHEVROLET EL CAMINO SURFER I CONCEPT: O CONVERSÍVEL INCLUIA UMA LANCHA V8 NO PACOTE
Há alguns dias a divisão de design da General Motors divulgou no Instagram algumas imagens deste genial conversível. O Chevrolet El Camino Surfer I Concept que aparece nas imagens, apresentado em 1965, foi concebido como um conversível pronto para ir ao lago, com uma lancha com motor V8 no pacote, e aliás parecia espetacular.
A história do protótipo é bastante simples. Os diretores da Chevrolet queriam mostrar ao público um novo motor V8 de alto desempenho que seria lançado para o Model Year de 1966, de modo que os engenheiros decidiram tirar o teto de um El Camino, equipá-lo com o motor V8 e acompanhá-lo de uma lancha com o mesmo motor V8 para passear pelos diferentes salões do automóvel da época.
A verdade é que a ideia original era que o protótipo servisse de vitrine para o novo propulsor V8 de 6.5 litros (396 polegadas cúbicas), e por alguma razão também o equiparam em uma lancha Gaylord personalizada.
Os documentos originais mostram que a mecânica desenvolvia 430 cv de potência, e no caso da lancha, era acompanhada de espetaculares ponteiras de escape retas e cromadas para cada cilindro, que faziam o motor parecer um órgão de igreja e eram “eficientes para a expulsão dos gases de escape”. E talvez não muito boas para os tímpanos dos ocupantes.
Este El Camino conversível que servia para puxar a lancha, além de perder o teto também foi rebaixado em altura e equipado com curiosos holofotes ao lado do para-brisa. É claro, não poderia faltar o toque náutico aportado pelas molduras de madeira tanto no interior como no exterior do modelo, assim como na caçamba de carga.
Tanto o barco como o carro mostravam uma decoração similar, com uma cor exterior tipo creme e um interior vermelho no caso do carro. A General Motors projetou inclusive um reboque específico e combinando para a lancha V8, com as mesmas cores que o carro.
O curioso protótipo serviu não só como vitrine para o motor V8, como também para promover o envolvimento da Chevrolet no mundo dos motores marinhos. De fato, o citado bloco V8 396 teve bastante sucesso no mercado náutico.
Hoje se desconhece o que aconteceu com este protótipo, nem se continua existindo, já que não se encontra na coleção histórica da General Motors. As notas originais afirmam que foi exibido no Salão de Chicago de 1965 e posteriormente na Feira Mundial de New York, mas depois foi perdida a sua pista.