CHEVROLET NOMAD CONCEPT: UMA PERUA DE TRÊS PORTAS INSPIRADA NO CORVETTE
Hoje em dia, as peruas de alta potência como Audi RS6 Avant, Mercedes-AMG E 63 Estate e o esperado BMW M3 Touring, estão ganhando entusiastas em todo o mundo. Mas enquanto que na Europa este segmento começou a alcançar popularidade a partir de meados dos anos 90, com o Audi RS2 Avant, nos Estados Unidos, as primeiras tentativas de atrair os condutores com modelos práticos e esportivos, aconteceram várias décadas antes.
No entanto, após a Segunda Guerra Mundial, o mercado americano entrou em uma espécie de loucura de lançamento de novos veículos. Uma rápida e constante evolução, que impulsionou os três grandes de Detroit, General Motors, Ford e Chrysler, a proporem todo tipo de protótipos, que exploravam as mais diversas formas.
Seguindo essa tendência, os executivos da GM decidiram criar sua própria exposição anual de carros, chamada Motorama. E foi nessa espécie de salão do automóvel próprio, no ano de 1954, onde foi apresentado o Chevrolet Nomad, uma perua de três portas inspirada no Corvette.
É claro que em comparação com o esportivo contou com um forte redesenho, de acordo com sua nova natureza. Algo que pode ser visto, sem ir muito longe, na enorme tampa traseira, através da qual também se podia acessar o habitáculo. Por isso que as saídas de escape não estavam na traseira, mas na lateral da carroceria.
No ano de 1955, e para surpresa de todos, o modelo chegou à produção, embora tivesse abandonado a plataforma do Corvette e optado pela do Bel Air, um modelo muito mais convencional.
Assim, se perdeu a imagem esportiva do concept, mas se manteve a distintiva linha de teto e o habitáculo com seis lugares, ao mesmo tempo que ganhou um motor V8. Tudo isso para brigar com seu grande rival na época, o Ford Country Squire.
Infelizmente, nos três anos que a primeira geração esteve no mercado, o Chevrolet Nomad não foi muito popular, vendendo somente 20.000 mil unidades entre 1955 e 1957. Na verdade, em 1958 voltou à vida, mas já dentro da linha Bel Air e com cinco portas.
Entre idas e vindas, o modelo voltou a aparecer em 1979 e tentou fazer o mesmo nos anos 90, quando foi lançado um concept de uma perua de três portas, baseado primeiro no Camaro de quarta geração, e depois sobre a plataforma do Pontiac Solstice. No entanto, nenhum deles chegou à linha de produção.