CHRYSLER AIRFLOW CONCEPT: O RESSURGIR DA EMBLEMÁTICA MARCA AMERICANA ESTÁ EM MARCHA
De todas as marcas da Stellantis, a Chrysler talvez seja uma das mais importantes, mas também da qual menos temos ouvido falar nos últimos anos. Com presença em poucos países e uma linha composta por apenas dois modelos - um deles prestes a aposentar-se -, a marca americana não havia dado grandes sinais de vida até agora, com a apresentação do Airflow Concept.
O nome Airflow foi usado a primeira vez pela Chrysler nos anos 30, com um veículo de aerodinâmica e design revolucionários. O que a marca está apresentando hoje no Consumer Electronics Show segue o mesmo caminho, embora também queira marcar o passo dentro da Stellantis em termos de inteligência artificial e eletrificação.
Sua plataforma é nova dentro da Stellantis, sendo destinada exclusivamente a veículos elétricos. O protótipo utiliza dois motores elétricos, cada um gerando 200 cv, instalados em cada eixo. Por enquanto não há informação a respeito da bateria, mas a Chrysler adianta uma autonomia entre 563 e 644 km, e compatibilidade com carga rápida.
Agora, quanto à tecnologia, o habitáculo do Airflow Concept se apresenta com um estilo limpo, protagonizado por três grandes telas no painel e outro par colocado nos encostos para os ocupantes da segunda fila. A Chrysler busca atender, antes de mais nada, a conectividade. Os passageiros poderão realizar videoconferências e contar com serviços de inteligência artificial para e-commerce, pagamento de serviços, navegação e comandos de voz. A marca quer integrar a experiência digital, profissional e doméstica em um mesmo ecossistema.
Tudo indica que o Airflow Concept se converterá no próximo lançamento da Chrysler e no primeiro veículo elétrico da marca, mas teremos que esperar até 2025 para isso. O objetivo da Stellantis é converter a Chrysler em uma marca de modelos exclusivamente elétricos para 2028.