CITROËN C1 E PEUGEOT 108 DIZEM ADEUS EM 2021
Os pequenos Citroën C1 e Peugeot 108 muito em breve deixarão de ser comercializados em toda a Europa. Para continuar vendendo os dois modelos a PSA precisaria investir grandes somas de dinheiro para desenvolver um sistema de exaustão que permitisse reduzir as emissões, algo que elevaria muito o preço dos urbanos.
Desenvolvidos em colaboração com a Toyota e produzidos na República Checa, tudo parece indicar que nas próximas semanas a produção dos C1 e 108 será encerrada. Não se sabe nada do Aygo, embora a Toyota já tivesse comentado há alguns meses que seguirá disponível durante bastante tempo.
Não é a primeira empresa que decide abandonar o segmento dos urbanos na Europa devido aos altos custos necessários para poder adaptar seus produtos às novas exigências. É curioso que os automóveis mais adequados para se mover pelas cidades tenham que ser eliminados por uma legislação excessivamente dura com eles.
Opel, Ford, Skoda e Suzuki já abandonaram o segmento A na Europa, e não parece que tenham pensado oferecer nenhum veículo no médio prazo. Outras como SEAT e VW deixarão de ofertar seus modelos em breve, e Renault e Smart tiveram que instalar um motor elétrico para poder compensar as emissões, algo que elevou o custo de ambos os modelos.
Frente a todas estas más notícias, parece que somente a Dacia considerou entrar no segmento e faz isso com o novo Spring Electric, que promete tornar-se um veículo muito barato de se adquirir e de ser mantido. O que resta ver é se a aliança entre PSA e Fiat permitirá que Peugeot e Citroën regressem a este segmento com algum modelo desenvolvido pela marca italiana.