CITROËN C4 SPACETOURER: UM DOS MONOVOLUMES MAIS VENDIDOS DEIXARÁ DE SER FABRICADO

As vendas de monovolumes vem passando por uma fase crítica na Europa. Trata-se de um tipo de veículo que sofreu - e continua sofrendo - com o incontrolável auge dos SUVs e crossovers. Além disso, a chegada das novas versões de passeio dos novos veículos comerciais leves do Groupe PSA significou um grande revés para suas vendas. No entanto, o Citroën C4 SpaceTourer tem mantido certa performance e continua sendo um dos monovolumes clássicos mais populares do mercado.
Mas infelizmente para a Citroën não é suficiente, e por isso a marca decidiu colocar um ponto final na comercialização de um de seus produtos mais relevantes, encerrando a produção do Citroën C4 SpaceTourer. Embora continue sendo um dos modelos mais relevantes de sua categoria, a Citroën não quis dar continuidade ao modelo. Lembrando que foi no começo do ano passado que o monovolume francês mudou de denominação, deixando para trás o nome C4 Picasso.
Em relação ao Citroën Grand C4 SpaceTourer, a versão de sete lugares continuará à venda. Por enquanto a decisão de finalizar a produção do C4 SpaceTourer não afetará o modelo com três filas de bancos, que na linha da Citroën é considerado como um produto específico e não uma versão. Portanto, o Citroën Grand C4 SpaceTourer será o monovolume de acesso na marca francesa.
O fabricante francês quer que o novo Citroën C5 Aircross ocupe o posto do Citroën C4 SpaceTourer. O grande objetivo é derivar as vendas dos compradores que viam no monovolume uma opção perfeita para sua família, e fazer com que eles deem o salto ao novo SUV compacto. O C5 Aircross tem um porta-malas maior e conta com as últimas inovações da Citroën, mas também é verdade que o seu preço de saída é bastante maior.
Na Europa, o Citroën C5 Aircross oferece sua versão de acesso a partir de 24.000 euros, enquanto que o C4 SpaceTourer parte de 22.000 euros, sendo 2.000 euros de diferença. O que a empresa não quer no final é que os compradores que hoje em dia continuam optando pelos monovolumes convencionais, acabem optando pelo novo Citroën Berlingo.
Durante os últimos meses ficou patente a força com a qual o novo Citroën Berlingo chegou ao mercado. A nova geração do modelo da Citroën foi o monovolume mais vendido em muitos mercados da Europa durante o primeiro trimestre de 2019. A oferta de monovolumes tradicionais continua sendo reduzida. Com o tempo veremos se a Citroën tomou a melhor decisão ou cometeu um grave erro.